quinta-feira, 14 de março de 2013

NO RIO : DILMA E GAROTINHO SAEM NA FRENTE

247 – A temperatura política no Estado do Rio de Janeiro, terceiro maior eleitorado do País, está quente. Levantamento do Instituto Ulrich Pesquisa e Maketing aponta para uma vitória em primeiro turno, na eleição presidencial de 2014, tanto para a presidente Dilma Rousseff, com 56 % das intenções, como para o ex-presidente Lula, que marcou 62 % quando a pergunta sobre qual será o candidato do entrevistado não incluia a presidente Dilma no cenário.
Para governador do Rio, o ex-govenador Anthony Garotinho, do PR, sai na frente na corrida para o Palácio Guanabara. Ele obteve 28 % num quando em que concorreria contra o senador Lindbergh Farias, do PT, que chegou a 20 %, e o atual vice-governador Luiz Fernando Pezão, do PMDB, em terceiro lugar com 12 %. Com a inclusão no páreo do senador Marcelo Crivela, do PRB, Garotinho manteve a dianteira, mas Pezão amargou o quarto lugar.
Os números mostram que o candidato do governador Sergio Cabral enfrenta problemas sérios com o eleitorado. O vice-governador não chegaria ao segundo turno em nenhuma hipótese da pesquisa. Chega, no máximo, ao terceiro posto, no caso de uma quarta concorrente ser a ex-senadora Heloísa Helena, em lugar de Crivela.
Pezão foi o personagem central do programa do PMDB em rede estadual de televisão. Seus marqueteiros perguntaram: Quem é Pezão? A interrogação está sendo motivo de chacota nas redes sociais, com o vice-governador associado a problemas em comunidades e a obras inacabadas. Passou a mensagem, ainda, de que nem seu próprio partido o conhece, do contrário por que tanto destaque a uma pergunta? De todo modo, o partido teve suas inserções cassadas pela Justiça Eleitoral do Rio, sob a acusação de terem antecipado a campanha eleitoral. Antes, Pezão esteve no centro de uma carta do PMDB com ameaças veladas à possível candidatura do senador Lindbergh Farias. O partido ameaçou romper a aliança com a presidente Dilma Rousseff no Estado para o caso de o senador ser mesmo lançado pelo PT. O tiro, no entanto, saiu pela culatra, e fortaleceu a candidatura de Lindbergh. "É pra valer", respondeu o presidente do partido, Rui Falcão.
O ex-governador Anthony Garotinho é o grande vencedor da pesquisa. Ele ganhou em todas as simulações. Nas eleições muncipais, partidários de Garotinho ganharam em grandes colégios eleitorais do Estado. Garotinho associou-se diretamente a todos eles.
A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula são outros vitoriosos no levantamento. Nas simulações para a eleição de presidente da República, a ser realizada no próximo ano, ambos batem seus adversários. Lula com índice maior que o de Dilma. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, marcou apenas 1% das intenções de voto.
Abaixo, os números da pesquisa Ulrich:
Para presidente da República:
Dilma- 56%
Serra – 11%
Marina – 10%
Aécio – 5%
Gabeira – 4%
Eduardo Campos – 1%
Brancos/Nulos – 6%
Indecisos – 9%
_________________________
Lula – 62%
Serra – 10%
Marina – 10%
Aécio – 5%
Gabeira – 3%
Eduardo Campos – 1%
Brancos/ Nulos – 5%
Indecisos – 5%
Na opinião de Erich Ulrich, que durante 20 anos foi diretor de pesquisas do Ibope e agora dirige seu próprio Instituto, o quadro mostra um favoritismo muito grande no plano nacional para os candidatos do PT e no plano estadual o ex-governador Anthony Garotinho vence em todas as regiões do estado, exceto a capital, onde empata com o senador petista.
Para governador do Rio:
Garotinho – 28%
Lindbergh – 22%
Pezão – 13%
Brancos/Nulos – 18%
Indecisos – 18%
______________________
Garotinho – 25%
Lindbergh – 19%
Crivella – 14%
Pezão – 11%
Heloisa Helena – 7%
Brancos/Nulos – 12%
Indecisos – 12%
_______________________
Garotinho – 26%
Lindbergh – 20%
Crivella – 15%
Pezão – 12%
Brancos/Nulos – 14%
Indecisos – 13%

Nenhum comentário:

Postar um comentário