sábado, 14 de abril de 2012

PERNAMBUCO DESISTE DE USINA SUJA


(Foto: Eduardo Braga/SEI)
O governador Eduardo Campos (PSB) assinou, durante a abertura da “PE no Clima” – reunião preparatória para o The Rio Climate Challenge – o projeto de Lei que cria o “PE Sustentável” e anunciada a decisão do Governo do Estado de não permitir a abertura de uma nova usina termelétrica em Pernambuco. Anunciada em setembro do ano passado, a unidade da empresa Star Energy, do Grupo Bertin, seria a maior térmica do mundo, com capacidade de gerar 1.452 MW e custaria R$ 2 bilhões. Os investidores já foram informados da decisão de Pernambuco de exigir que a usina seja movida a gás natural ao invés de óleo diesel.
“Mesmo sabendo que seria uma usina de reserva, que não ficaria ligada toda hora é muito melhor que seja gás natural porque as emissões de poluentes serão muito menores”, disse o secretário de Meio Ambiente, Sérgio Xavierque.
O governador destacou que o planeta vive, ao lado da crise econômica, uma crise ambiental, que pouco se comenta. “É hora do mundo inteiro acordar para o desafio da mudança climática que atinge, de forma mais dura, os mais pobres e mais vulneráveis. Quando você olha o mapa do Brasil é exatamente no Norte e no Nordeste que essa mudança climática toca de maneira mais intensa a realidade da população”, disse o governador. “Sessenta e cinco por cento do nosso território é semiárido, por isso é preciso pensar em como conviver com a natureza, que tem tantas riquezas escondidas, sem prejudicar o meio ambiente”, completou.

Publicado no Blog da Folha de PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário