quinta-feira, 8 de março de 2018

Governador envia ofício à Chesf pedindo aumento da vazão na barragem de Sobradinho


O governador Paulo Câmara enviou ofício ao presidente da Chesf, Sinval Zaidan, nesta quarta-feira (7), pedindo o aumento da vazão da barragem de Sobradinho para evitar risco de desabastecimento d’água em várias cidades do vale do rio São Francisco.

Na última sexta-feira, a Chesf reduziu a vazão, obrigando a Compesa a desligar uma das captações do manancial pertencente ao Sistema Vitória, provocando a falta de água em 35% da cidade de Petrolina.

No ofício, o governador pede que seja mantida a mesma vazão do final ano passado – 600 metros cúbicos de água por segundo – quando a barragem se encontrava com cerca de 5% de sua capacidade de acumulação (hoje está com 22%).

“Esse nível vai possibilitar a estabilidade no fornecimento de água e prevenir uma situação que pode ser ameaçadora para a população e para a economia da região, com destaque para a cidade de Petrolina, cidade-pólo da região”, disse o presidente da Compesa, Roberto Tavares.

Segundo ele, a Compesa não foi informada previamente sobre a redução da vazão da barragem, impedindo que a Companhia comunicasse à população que haveria interrupção do abastecimento d’água em algumas regiões do vale do São Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário