quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Segurança eficaz só precisa de decisão política II

Por Osvaldo Matos de Melo Júnior*
No Brasil, procuramos sempre os caminhos mais desastrosos e que gerem impactos iniciais na mídia, mas que ao longo do tempo conseguem piorar muito mais que resolver os problemas. Ou seja, se administra pensando na mídia, na opinião pública formadora de opinião, nos conceitos equivocados de direitos humanos e nos grupos de pressão.
Vamos lá para o caso da polícia, a partir de Pernambuco.
1. Criaram uma secretaria cheia de cargos com pessoas de fora do ambiente policial estadual com características totalmente distintas e especificas, onde a expertise e a vocação natural é de extrema importância para políticas exitosas.
2. Acabaram com grande parte da mística das instituições, a boa concorrência e até a identidade coorporativa. Deixaram as instituições sem identidade visual e praticamente apagaram suas marcas e padronização de símbolos e uniformes.
3. Extinguiram unidades de ensino, acabaram com a formação característica de cada instituição, misturaram tudo como em um suco de frutas. Quebraram a espinha dorsal de uma instituição militar secular extinguindo sua academia, considerada uma das melhores do Brasil e que já formou e aperfeiçoou oficiais de 22 estados brasileiros.
4. Passaram mais de 10 anos sem formar os gestores de comandos de pequenas frações, iniciais, intermediários e fiscalizadores do efetivo lançado priorizando cursos rápidos de formação com pouca estrutura.
5. Exigiram a formação em direito para ingresso no curso de formação de oficiais e esqueceram que oficiais executam funções e responsabilidades com um pouco de administradores, orientadores, pedagogos, professores, preparadores físicos, contadores, sociólogos, estatísticos, economistas,  psicólogos, relações públicas, RH, planejadores, engenheiros durante a sua vida e as disciplinas necessárias de direito poderiam ter obrigatoriedade nos cursos de formação e aperfeiçoamento, como acontece nas polícias ostensivas de primeiro mundo e no melhor modelo do Brasil, e uma das melhores do mundo, que é a de São Paulo. A polícia que precisa de bacharéis em direito no modelo brasileiro são a PF e PC. Com certeza a maioria dos novos oficiais que serão formados passarão pouco tempo na PM, pois quem faz um curso de direito tem aspiração de ser juiz, promotor, delegado, procurador ou advogado.
6. Polícias de grande efetivo, com tropas diversificadas e ações especificas, precisam de renovação constante nos seus comandos intermediários e nos elos de ligação como os capitães, tenentes e sargentos. Isso é imprescindível e a falta dessa renovação traz problemas gravíssimos de disciplina, gestão, motivação, controle de qualidade, gestão de recursos humanos, hierarquia e da mística e tradição como elemento de estimulo em todo efetivo.
7. Os movimentos reivindicatórios dos militares por parte de associações foram legitimados pelo próprio governo, a partir do momento que negociaram com lideranças, quebrando a hierarquia totalmente, pois quem leva reinvindicação da tropa é apenas o seu comandante e estado maior. Existe uma cadeia de comando que se rompida em um dos seus elos complica tudo. Fizeram o absurdo de colocar à disposição das associações os policiais, ou seja, diretores de associações não trabalham como policiais apenas administram as associações e os movimentos.
Um absurdo total que só existe no Brasil. Não agiram com rigor, com a justa disciplina e transformaram uma das 4 melhores e mais disciplinadas instituições policiais militares do Brasil em uma das mais indisciplinadas, cheia de vícios, desmotivada e com menos identidade. Se não fosse o espírito abnegado de pessoas que realmente amam e são vocacionadas para a vida policial militar a coisa estaria muito pior que o caos atual. E o que é pior que o CAOS?
8. Tiraram dos comandantes o poder de comandar, onde um simples deslocamento de viatura ou transferência de um policial tem que ser autorizada pela SDS.
9. Reduziram o tempo dos cursos de formação, alguns são feitos até pela web, absurdo, como um curso policial militar pode ser feito pela web? A formação e o aperfeiçoamento são os momentos cruciais para lapidar o policial com técnicas, práticas, novos cases, revigorar a disciplina e corrigir possíveis falhas.
10. As promoções, os comandos e os cargos de chefia continuam na sua maioria em cima de interesses políticos o que desencadeia uma onda imensa de desmotivação nas instituições a cada nova data de promoção.
11. Não que um praça ganhe bem, mas criaram uma situação onde os oficiais e graduados ganham tão mal que as diferenças não seguem a lógica de qualquer empresa, instituição e carreiras do mundo quanto maior é o nível de responsabilidade maior é a remuneração e isso não tem nada a ver com o fato de quem tá na rua ou planejando, até porque a maioria dos oficiais e graduados também estão nas ruas além das suas obrigações de gestores.
12. São tantos erros repetidos de condução que mesmo a boa vontade de muitos não consegue estancar a onda crescente de violência que aterroriza nosso povo.
*Publicitário, Sociólogo e pesquisador de segurança

Nenhum comentário:

Postar um comentário