terça-feira, 8 de novembro de 2016

Poder e poder

De Marisa Gibson, hoje na coluna DIARIO POLÍTICO
Há 10 anos consecutivos na presidência da Assembleia Legislativa, o deputado Guilherme Uchoa (PDT), que já provocou muita polêmica pelo seu apetite pelo poder, prepara-se para garantir o sexto mandato. Convocou para o próximo dia 16 reunião da Mesa Diretora sem pauta definida e muitos deputados acreditam  que o tema “secreto” seja a sua recondução ao cargo.
Como a eleição foi antecipada para 20 de dezembro, está todo mundo de orelhas em pé a começar pelo deputado Romário Dias (PSD), que também é candidato a presidente. Houve um momento em que se especulou que Romário aceitaria fazer uma dobradinha com Uchoa e, no caso, ficaria com a 1ª secretaria.
A movimentação de Romário, no entanto, indica o contrário: ele está disposto a bater chapa contra Uchoa. Para ganhar a eleição de presidente da Assembleia basta a maioria simples, 25 votos. No total são 49 deputados estaduais. Integrantes da base governista e da oposição têm procurado Romário, porque se Uchoa for reeleito serão 12 anos no comando da Casa e já há uma fadiga de material. A alternância de poder é saudável e sempre defendida pelos políticos, o difícil é largar o osso. O presidente da Assembleia é o segundo na linha sucessória do Estado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário