quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Kennedy: Moro erra ao dizer o que Folha deve publicar

247 - O colunista Kennedy Alencar classificou nesta quinta-feira, 13, como "preocupantes" as críticas do juiz federal Sérgio Moro ao artigo do professor da Unicamp e conselheiro editorial Rogério Cezar Cerqueira Leite, publicado na Folha de S. Paulo nessa terça-feira, 11. 
O juiz da Lava Jato mandou carta ao jornal após Cerqueira Leite compará-lo ao frei dominicano florentino fanático e moralista do século 15, Girolamo Savonarola. "Moro não percebe, em seu esquema fanático, que a sua justiça não é muito mais que intolerância moralista", disse Leite. Para o magistrado, o jornal deveria evitar "a publicação de opiniões panfletárias-partidárias e que veiculam somente preconceito e rancor, sem qualquer base factual" (leia mais).
Para Kannedy Alencar, é direito de Moro considerar "lamentável" que a Folha dê espaço a um artigo que o comparou a Savonarola. "No entanto, é preocupante que o juiz diga que "deveriam ser evitadas" a publicação "de opiniões planfetárias-partidárias que veiculam somente preconceito e rancor". Não cabe a um juiz exercer o papel de editor de jornal. Esse tipo de atitude é autoritária e perigosamente moralista para quem detém tanto poder como Moro. Soa como tentativa de interferência na liberdade de imprensa, sugerindo controle prévio de informações e críticas", disse Kennedy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário