terça-feira, 4 de outubro de 2016

DEM cresce na Salvador, afunda em Aracaju e passa em brancas nuvens no Recife

acm-neto_reproducao-facebook
O partido Democratas manteve a sua hegemonia em Salvador, capital da Bahia, nessas eleições municipais, ao reeleger o prefeito ACM Neto no primeiro turno com 73,99% dos votos válidos.
A principal candidata da oposição, deputada federal Alice Portugal (PCdoB), teve apenas 14,6% dos votos válidos. Ela levou para sua campanha a ex-presidente Dilma Rousseff. Já na vizinha Aracaju, o prefeito João Alves Filho, igualmente do DEM, não teve a mesma sorte. Ele não conseguiu sequer passar para o segundo turno.
A segunda rodada será disputada entre o deputado Valadares Filho (PSB) e o ex-prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB). Com isso, o PSB disputará o segundo turno em três capitais: Recife (Geraldo Júlio), Goiânia (Vanderlan Cardoso) e Aracaju (Valadares Filho). Após ter eleito no primeiro turno o prefeito de Palmas Carlos Amastha com 54,4% dos votos válidos.
João Alves Filho obteve apenas 25.715 mil votos, quase 75% a menos do que obteve há quatro anos quando se elegeu no 1º turno com 159.668 votos válidos.
Ele tem 75 anos de idade, é casado com a senadora Maria do Carmo Alves, engenheiro civil e já foi prefeitoduas vezes, governador de Sergipe por três mandatos e ministro do Interior no governo José Sarney.
No Recife, a candidata do DEM à prefeitura, Priscila Krause, que teve um ótimo desempenho na campanha, não conseguiu transformar isto em votos. Ele obteve apenas 47.399 votos (5,43% do total).
Além disso, o partido não conseguiu eleger nenhum vereador na capital pernambucana. Apostou suas fichas na candidatura de Rogério Magalhães, sobrinho do ex-governador Roberto Magalhães, mas ele não se elegeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário