quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Pernambuco avança na tecnologia para produção de energias renováveis

Em um momento de retração de investimentos, Pernambuco volta a mostrar que vale a pena investir no Estado e dá um grande passo no avanço do desenvolvimento de energia limpa. Para adensar a cadeia produtiva pernambucana, a empresa S4 Solar Brasil implantará sua primeira fábrica de painéis solares no País, gerando empregos e renda em solo pernambucano. Com investimento inicial de R$ 80 milhões, o parque fabril que será implantado no Cabo de Santo Agostinho é o primeiro com manufatura de painel solar fotovoltaico 100% automatizada. O anúncio foi realizado, nesta quarta-feira (14.09), durante cerimônia comandada pelo governador Paulo Câmara no Palácio do Campo das Princesas. 
 
“Diante de um momento de instabilidade, ficamos satisfeitos de sediar um empreendimento desse porte, que vai gerar empregos e dialogar com a energia do futuro e com o desenvolvimento sustentável, garantindo, assim, um meio ambiente protegido”, afirmou Paulo Câmara. “O anúncio da implantação da fábrica mostra que a confiança em investir em Pernambuco está muito viva e presente”, acrescentou. O chefe do Executivo estadual lembrou que a energia solar já faz parte da vida dos pernambucanos, destacando o primeiro leilão de concessão no setor em 2013. “Essa é a indústria do século XXI. O futuro passa por energias renováveis”, complementou.
 
Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões, a chegada da primeira fábrica de painéis solares da S4 Solar Brasil no País, além de emprego e de novas perspectivas em um momento de crise, traz, também, avanço tecnológico para a base industrial do Estado. “Hoje, comemoramos um marco. É uma nova etapa para a presença de Pernambuco no mapa das energias renováveis no Brasil. Já somos pioneiros em diversas áreas e vamos nos consolidar, também, nesse setor”, assegurou.
 
Embora a crise econômica atue para retrair os investimentos no País, na visão do presidente da S4 Solar Brasil, João Eugênio Gonçalves de Medeiros, Pernambuco se mostrou bastante atrativo para sediar a primeira matriz da empresa no Brasil. “Escolhemos Pernambuco porque é um Estado inovador, que tem políticas que atraem os empreendedores e está engajado com a sustentabilidade. Além disso, o Estado conta com o Porto de Suape”, afirmou.
 
João Eugênio disse, ainda, que, com a chegada da fábrica, Pernambuco deve se tornar um pólo de atração de novas indústrias de energias renováveis. “Estou indo à China, amanhã, para tratar sobre a vinda de outras indústrias que podem compor a cadeia produtiva pernambucana”, complementou.
 
FÁBRICA - O parque fabril da S4 Solar Brasil será instalado em um galpão de mais de cinco mil metros quadrados na CONE S.A., localizado no Cabo de Santo Agostinho e próximo ao Complexo Portuário de Suape. Na primeira etapa do parque fabril, a unidade terá capacidade para produzir 200 MegaWatt/ano, o que corresponde a, aproximadamente, 667 mil painéis solares de 300W. A partir de julho de 2017, a produção aumentará para 400MW/ano. Para esta primeira etapa da fábrica, serão gerados 70 empregos de forma direta e mais de 500 de forma indireta.De acordo com João Eugênio Gonçalves de Medeiros, todo o maquinário começará a ser instalado a partir da segunda quinzena de dezembro para que, em fevereiro, seja iniciada a produção em larga escala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário