quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Adagro apreende pimentão com agrotóxicos

Nesta terça-feira (12), aproximadamente 18 quilos de pimentão com presença de agrotóxicos não autorizados para a cultura foram apreendidos em um distribuidor dentro do Ceasa, por técnicos da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro). Os laudos laboratoriais apontaram a presença da substância acefato. No Brasil, a utilização desse produto é permitida na aplicação foliar nas culturas de algodão, amendoim, batata, citros, feijão, melão, soja e tomate rasteiro, com fins industriais, e no tratamento de sementes de algodão e feijão destinados ao plantio.
O trabalho é resultado de um convênio existente entre a Adagro e o Ceasa, onde mensalmente são coletadas 15 amostras de hortifrutigranjeiros para análise da presença de resíduos de agrotóxicos nos produtos comercializados no Centro. “Esse convênio existe desde 2008 e permite que a população consuma produtos que são fiscalizados quanto ao uso excessivo ou indevido de agrotóxicos. Alguns fornecedores já foram, inclusive, proibidos de vender seus produtos no Ceasa”, explicou o chefe da Unidade Estadual de Inspeção Vegetal, Silvio Varejão.
Os pimentões, originários do Ceará, foram apreendidos e incinerados, tanto no distribuidor quanto nos mercados que revendiam os produtos. O comerciante que traz o pimentão do Ceará está impedido de comercializar seus produtos no Ceasa até que novas análises comprovem estar isento de resíduos. O distribuidor e os supermercados também foram autuados pelos fiscais da Adagro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário