terça-feira, 17 de maio de 2016

Cerimônia marca início dos Jogos Escolares Regionais do Agreste Meridional

Estudantes atletas e profissionais da educação de 65 escolas das redes federal, estadual, municipais e particular do Agreste Meridional lotaram ontem, 16, o ginásio do Sesc Garanhuns durante a abertura dos 48º Jogos Escolares Regionais (JER). A cerimônia, promovida pela Gerência Regional de Educação (GRE) do Agreste Meridional, contou com a presença de prefeitos, secretários municipais de educação e representantes de instituições militares e civis da região.

O tradicional desfile das delegações escolares iniciou a programação do evento. Cada uma das unidades inscritas nos jogos foi representada por um grupo de alunos, que levou para a quadra bandeiras e brasões das escolas. Este momento contou com a participação ativa de ex-intercambistas do Programa Ganhe o Mundo. Eles foram os responsáveis por conduzir as delegações durante o desfile, revelando o protagonismo juvenil trabalhado nas escolas da rede estadual.

Os estudantes Carlos Magno, da Escola de Aplicação Ivonita Alves Guerra; Pedro Henrique, do Colégio Diocesano de Garanhuns; e Camila Alexandre Alves, da Escola Municipal José Brasileiro; todas de Garanhuns, formaram a comissão de honra que conduziu o Pavilhão Nacional, junto com as bandeiras de Pernambuco e Garanhuns, para a execução do Hino Nacional. Em seguida, simbolizando a luz, esperança e dedicação de todos os atletas envolvidos, a tocha olímpica foi conduzida pelos alunos Vitória Rebeca, da EREM Dom João da Mata Amaral; Fernando Brandão, do Colégio Santa Sofia, e Hudson Mateus Araújo, da Escola Municipal Professor Antônio Gonçalves Dias; também de Garanhuns.

Após o juramento da atleta Viviane Ferreira da Silva (EREM Frei Caetano de Messina, município de Bom Conselho), a gestora da GRE do Agreste Meridional, professora Adelma Elias, declarou aberta a 48ª edição dos Jogos Escolares Regionais. Ao final, o talento dos estudantes beneficiados pelos programas Mais Cultura e Mais Educação entrou em quadra para encerrar a cerimônia. Apresentaram-se grupos de dança e teatro da EREM Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Capoeiras) e das escolas de Garanhuns Senador Aderbal Jurema, Dom Juvêncio de Britto e Governador Miguel Arraes de Alencar.

Os Jogos Escolares Regionais do Agreste Meridional mobilizam, a partir de hoje (17) até o próximo dia 25, cerca de 2.500 atletas em 230 competições nas modalidades Voleibol, Futsal, Basquete, Handebol e Futebol de Campo, nas quadras dos Colégios Diocesano, Santa Sofia, CMA, além do ginásio do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do estádio do clube Sete de Setembro. As modalidades individuais Judô, Xadrez, Atletismo, Tênis de Mesa e Badminton serão disputadas entre os dias 02 e 04 de junho, na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), 71 BIMTZ e Colégios Diocesano e Santa Sofia. A tabela com todos os jogos foi divulgada no último dia 10 de maio, e pode ser visualizada aqui .

Nenhum comentário:

Postar um comentário