segunda-feira, 29 de junho de 2015

Os estragos da maior chuva do ano em Recife


A Prefeitura do Recife informa que registrou em apenas 24 horas, das 8h do domingo às 8h desta segunda-feira, a maior chuva do ano. Apenas nesse período choveu 228 mm, o equivalente a 16 dias do mês de junho. Mais de mil servidores estão envolvidos na operação para diminuir os transtornos e evitar acidentes causadas pelas chuvas.
A ocorrência de destaque é o deslizamento de uma barreira na Rua Antônio Porfírio Santana, na Bomba do Hemetério, e resultou nas mortes de Jorge Pacheco da Silva, 53 anos, e Flávio Lopes Barbosa, 27, que estavam em uma casa de um conjunto de quatro imóveis conjugados.
Ainda na noite do domingo, com o alerta emitido pela Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife (Sedec), os moradores das outras três residências deixaram o local e se abrigaram em casa de parentes, como é sempre orientado pela Defesa Civil. Os quatro imóveis foram interditados pela Defesa Civil.
A encosta que caiu, que sofre com problema de acúmulo de lixo, tem sido monitorada pela Defesa Civil e constantemente limpa pela Emlurb. Há dez dias, a Emlurb concluiu uma ação de limpeza na área que durou uma semana e recolheu 50,4 toneladas de lixo de encostas. Nas ruas Aline, Rui Frazão e Avelar, em cima da encosta, de onde todos os dias é jogado lixo na barreira, a coleta é realizada de segunda a sábado no período diurno. Na parte de baixo, na Antônio Porfírio e Rua Jaciara, a coleta também é feita de segunda a sábado no período diurno.
É importante ressaltar que a barreira que caiu, tecnicamente, não comporta utilização de lona plástica por causa da inclinação e extensão da encosta. Dessa forma, é uma área de constante monitoramento da Defesa Civil.
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife está providenciando o velório e funeral das duas vítimas. Além disso, foi colocado à disposição todo tipo de apoio psicossocial às famílias, que também receberão cesta básica enquanto aguardam a liberação do auxílio moradia. A pasta também disponibilizou um abrigo para quem perdeu suas casas, mas as vítimas optaram por ir para a casa de parentes e estão sendo acompanhadas também na retirada dos móveis.
DEFESA CIVIL – Por meio da Central de Atendimento da Defesa Civil do Recife, até as 11h, foram registradas 174 chamados, entre solicitações de lonas plásticas e solicitações de vistorias. Além da barreira que caiu na Bomba do Hemetério, a Defesa Civil registrou a queda de um muro na UR-1 e um deslizamento de barreira no Vasco da Gama, ambas as ocorrências sem vítimas. A população pode entrar em contato por meio do 0800 081 3400. A ligação é gratuita e pode ser feita 24h.
ÁRVORES – Até o fim da manhã desta segunda-feira (26/6), a Emlurb recebeu dez notificações de queda de árvores. As equipes estão trabalhando nas ruas Esmeraldinho Bandeira, nas Graças, e na Bandeira Filho, no Espinheiro. Após a conclusão dos serviços, as equipes seguirão para as ruas Virginópolis, Ibura; Vitória da Conquista, Ipsep; Araripina, Santo Amaro; Antônio Pessoa, Setúbal; Othon Bezerra de Melo, Monteiro; dos Médicis, Boa Vista; além das avenidas João de Barros, Santo Amaro; e Cruz Cabugá, Santo Amaro.
TRÂNSITO – Desde o início desta manhã, nove semáforos apresentaram falhas devido às chuvas. Desses, seis já operam normalmente e três estão em atendimento pelas equipes técnicas. Até as 11h30, a Companhia registrou 8 acidentes de trânsito, sendo dois com vítimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário