terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Você é otário?

Washington Luiz de Araújo
Texto de WASHINGTON LUIZ DE ARAÚJO

247-Telespectador, leitor de jornal, ouvinte de rádio, seu nome é otário. Não, não sou eu quem faz esta afirmação tão ofensiva. Quem a faz quase a todo o momento é grande parte da mídia que antigamente chamavam de escrita, falada e televisada.
Você nem sempre percebe, mas o noticiário tenta de todas as formas incriminar alguém ou algum ente. E este alguém invariavelmente é do PT e o ente é o governo federal.
E eles o chamam de otário, sim senhor. Pois querem dar a entender que todos os males do mundo têm somente um ou dois causadores que no final são os mesmos.
Vejam este exemplo, citado por Luis Nassif, no Jornal GGN, em 08 de fevereiro:
"Ontem, a diretora da Central Globo de Jornalismo, Silvia Faria, enviou um e-mail a todos os chefes de núcleo com o seguinte conteúdo:
'Assunto: Tirar trecho que menciona FHC nos VTs sobre Lava a Jato
Atenção para a orientação
Sergio e Mazza: revisem os vts com atenção! Não vamos deixar ir ao ar nenhum com citação ao Fernando Henrique'.
O recado se deveu ao fato de a reportagem ter procurado FHC para repercutir as declarações de Pedro Barusco – de que recebia propinas antes do governo Lula.
No Jornal Nacional, o realismo foi maior. Não se divulgou a acusação de Barusco, mas deu-se todo destaque à resposta de FHC assegurando que, no seu governo, as propinas eram fruto de negociação individual de Barusco com seus fornecedores; e no governo Lula, de acertos políticos."
Percebe o quanto que eles manipulam a informação? Mas quer um alívio? Eles entendem como otários somente aqueles que os assistem, leem, ouvem e acreditam no que afirmam.
Não sou daqueles que criticam quem consome este tipo de noticiário. Mesmo entendendo que já há outras formas de se informar sem ser contaminado pelo maniqueismo, pela deturpação dos fatos.
Mesmo assim, se preferir dar ouvidos e olhos para este tipo de jornalismo, faça um favor para si próprio e para os amigos com quem você comenta estas notícias: pense duas e até três vezes.
Desconfie, pois eles confiam que estão te enganando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário