sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Acusados da morte do promotor de Itaíba são denuciados pela Justiça Federal

Do blog da folha
Foto: acervo pessoal
Foto: acervo pessoal
A denúncia do Ministério Públicio Federal (MPF) contra os cinco acusados da morte do promotor Thiago Faria Soares, em Itaíba, no Agreste pernambucano, foi recebida pela 36ª Vara Federal de Pernambuco na noite dessa quinta-feira (15). Cinco pessoas respondem pelo crime de homicídio doloso, quando há intenção de matar: José Maria Pedro Rosendo Barbosa, José Maria Domingos Cavalcante, Antonio Cavalcante Filho, Adeildo Ferreira dos Santos e José Marisvaldo Vitor da Silva.
Os cinco também são acusados de tentativa de homicídio contra a noiva do promotor, Misheva Freire Ferrão Martins, e o tio dela, Adauto Martins. Uma sexta pessoa, Genessy Carneiro de Andrade, vai ser julgado pelo crime de favorecimento pessoal.
Thiago Faria Soares foi assassinado com quatro tiros no dia 14 de outubro de 2013, na PE-300, quando seguia para Itaíba com a noiva e o tio dela no carro. De acordo com a Polícia Civil, que iniciou as investigações, o crime foi cometido a mando do fazendeiro José Maria Barbosa e envolveria uma disputa por terras. Ele nega.
Com o recebimento da ação penal, os acusados serão citados e uma audiência de instrução será convocada pela Justiça. Só depois, é marcado o Tribunal do Júri, que decide se condena ou absolve os réus.
O assassinato do promotor foi federalizado em agosto de 2014 a pedido do procurador-Geral da República, Rodrigo Janot. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou, então, que a investigação ficasse sob a responsabilidade da Polícia Federal e que o inquérito fosse distribuído para a 36ª Vara Federal.
A ação penal está sob número 0008719-33.2014.4.05.8300.

Nenhum comentário:

Postar um comentário