sexta-feira, 2 de maio de 2014

Chuvas aumentam nível das barragens na Região Metropolitana

Apac disse que reservatórios da região foram abastecidos, afastando risco de racionamento


Do JC Online

 / Foto: Guga Matos/JC Imagem

Foto: Guga Matos/JC Imagem

As chuvas que caíram este mês estão ajudando a elevar o nível das barragens que abastecem a Região Metropolitana do Recife (RMR) e a afastar o fantasma do racionamento. A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) informou que Pirapama, principal sistema da região, está com quase 90% de sua capacidade. A água que os reservatórios acumularam até agora é suficiente para garantir o abastecimento até o próximo verão e a tendência é melhorar, já que o período chuvoso está apenas começando. Em 48 horas (terça e quarta-feira) choveu 150 milímetros na RMR. Na Zona da Mata, onde ficam alguns reservatórios, foi registrada precipitação de 118mm em apenas quatro horas na terça-feira. Para esta sexta, a Apac prevê chuva de moderada a forte no Grande Recife, Agreste e Litoral do Estado.

Segundo a Apac, as barragens que mais acumularam água entre abril de 2013 e abril de 2014 foram Sicupema (aumento de 67,9%, atingindo 100% da capacidade), Duas Unas (62,65%) e Pirapama (59,56%). Nem todas têm função de abastecimento. Algumas foram construídas para contenção de cheias e não podem ficar com o nível muito elevado, caso da do Goitá.

Uma das barragens mais importantes do Grande Recife, que abastece Camaragibe, parte da capital e de Jaboatão, Tapacurá conseguiu subir de 48% para 63% da capacidade em um ano. Já Botafogo melhorou, mais ainda está com baixo volume de água: apenas de 27% da capacidade.

Através da assessoria de comunicação, a Compesa informou que o volume de água acumulado não vai mudar o calendário de racionamento nas áreas onde ele existe. O problema da companhia não é falta de água, mas de capacidade de tratamento e distribuição, o que só vai melhorar com a ampliação da rede, admite a assessoria. Já as áreas planas do Recife, que amargaram um racionamento inesperado em abril do ano passado por causa da queda no volume de água do Sistema Pirapama, podem ficar despreocupadas.

A previsão da Apac é que, este ano, o volume de chuva no seja igual ou superior à média histórica da Região Metropolitana do Recife. Se a expectativa se confirmar, o Estado pode chegar com folga ao inverno de 2015. As precipitações devem continuar até amanhã graças a um sistema atípico, denominado ventos de leste – ele traz a umidade do mar para o continente quente e abafado, fazendo as nuvens carregadas se transformarem em chuva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário