segunda-feira, 28 de abril de 2014

Inocentado, Collor ataca Barbosa: "falta liturgia"

247O senador Fernando Collor (PTB/AL) subiu à tribuna do Senado na tarde desta segunda-feira 28 para falar sobre o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) que o inocentou dos crimes de falsidade idológica, corrupção passiva e peculato, acusações feitas à época em que era presidente do Brasil. O parlamentar, que sofreu impeachment por causa das denúncias, citou "angústia" e "padecimento" pela espera de 22 anos do julgamento e fez questão de questionar: "quem vai me devolver o que me foi tomado?"
O ex-presidente alfinetou o presidente do STF, Joaquim Barbosa, que votou por sua absolvição no processo. "[Houve uma] tentativa do ministro em resumir, de forma desmerecedora, todo o enredo da ação e do julgamento, deturpando o relatório da relatora [ministra Carmem Lúcia]. O presidente do Supremo, sob sua ótica, de tudo que se apurou, restou apenas a relação dos crimes com a figura do presidente da República. Tudo baseado em aspas, mais que em indícios", discursou.
Para Collor, falta "liturgia" a Barbosa, que criticou, ao fim do julgamento na última quarta-feira, a morosidade da Justiça brasileira. "Se no Brasil a Justiça como um todo padece de letargia, como ele próprio reconheceu ao final de meu julgamento, o presidente da mais alta corte judicial padece de liturgia. O senhor presidente da Suprema Corte do país tem uma carência de liturgia para o exercício do seu cargo", criticou o senador.
Collor externou, durante seu pronunciamento, opinião do Ministro Luís Roberto Barroso, de que a relatora, Ministra Cármen Lúcia, em seu voto foi "cuidadosa, meticulosa, brilhante e isenta". Segundo o parlamentar, a votação unânime a seu favor permitiu a reflexão de toda a sociedade, principalmente dos jovens, que ouviram "inverdades" a respeito de um homem público, o qual sempre lutou pela justiça e dignidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário