domingo, 5 de outubro de 2014

Em metade dos Estados, eleição para governo deve ser definida no 1º turno

Do UOL, em São Paulo
Em 13 Estados, a eleição para governador deverá ser decidida logo no primeiro turno, apontam as mais recentes pesquisas de intenção de voto divulgadas entre a última quinta-feira (2) e este sábado (4), véspera da eleição.
No maior colégio eleitoral do país, São Paulo, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) deve conseguir a reeleição. O mesmo deve ocorrer no Paraná, onde o governador Beto Richa (PSDB) tem mais de 50% dos votos válidos.
Em Minas Gerais, o ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Fernando Pimentel (PT) pode pôr fim a 12 anos do governo do PSDB no Estado.
Segundo as pesquisas, os candidatos que têm mais de 50% das intenções de voto são Renan Filho (PMDB), em Alagoas; Eduardo Braga (PMDB), no Amazonas; Paulo Hartung (PMDB), no Espírito Santo; Flavio Dino (PC do B), no Maranhão; Pedro Taques (PDT), no Mato Grosso; Paulo Câmara (PSB), em Pernambuco; Wellington Dias (PT), no Piauí; Raimundo Colombo (PSD), em Santa Catarina; Jackson Barreto (PMDB), em Sergipe; e Marcelo Miranda (PMDB), no Tocantins.
Em outros três Estados --Acre, Ceará e Rio Grande do Norte--o primeiro colocado nas pesquisas está com metade dos votos válidos, o que torna difícil prever se a disputa será decidida neste domingo (5) ou irá para o segundo turno.
Para calcular o percentual de votos válidos, são excluídos os votos brancos e nulos e o número de eleitores que declararam estar indecisos.

Disputa apertada

Em três Estados, a disputa pelo governo estadual está bem apertada, com os dois primeiros colocados empatados tecnicamente, de acordo com as últimas pesquisas.
Na Bahia, Paulo Souto (DEM) e Rui Costa (PT) têm percentual igual da intenção de votos, considerando apenas os votos válidos. No Pará, a disputa é entre Helder Barbalho (PMDB) e Simão Jatene (PSDB). E na Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB) e Ricardo Coutinho (PSB) têm o mesmo percentual dos votos válidos.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário