quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Artigo de opinião:Marina pode derrotar Aécio


Maurílio Ferreira Lima*
A confusão no PSB e a decisão de Marina, dizendo que só hoje, anuncia com quem fica, pode enterrar a candidatura.
Aécio. Na cabeça da opinião pública e de toda a crônica política o apoio de Marina a Aécio consagraria a vitória dele e a derrota inapelável de Dilma. Ontem terça, hoje quarta, os entrevistadores Datafolha, IBOPE, Vox Populi, Sensus e CNA/DMA já estão aplicando os questionários, cujos resultados serão divulgados amanhã à tarde. Não havendo o apoio de Marina, não haverá impacto positivo em favor de Aécio e as primeiras pesquisas do 2° turno devem dar vitória a Dilma.
Serão essas pesquisas que orientarão mídia e crônica política. Dilma ficara na cômoda posição de favorita a menos de 20 dias para as eleições e Aécio com cara de derrotado. Seria como no futebol. Dilma jogaria pelo empate e Aécio só ganha ganhando o jogo.
Impactos negativos para Aécio
O grande capital financeiro oferecendo o dinheiro que Aécio precisar para derrotar Dilma, comemorando por antecipação na bolsa de valores, a derrota de Dilma, de forma indelével carimbou a candidatura de Aécio como uma candidatura da direita, dos poderosos contra o povão. Quem elege o Presidente é o povão, nunca os poderosos.
Para piorar dirigentes do PSB, realçam que outro problema que impede o apoio de Marina a Aécio é o programa econômico do PSDB, que esquece as questões sociais.
Aécio deu um driblo mineiro na idiotice de Marina contra a reeleição. Disse que Dilma desmoralizou a reeleição e ele era a favor de mudar, criando um mandato presidencial de 5 anos sem reeleição. Mas lembrou que a mudança teria que ser também para governador e prefeito e teria que ser objeto de emenda constitucional votada em dois turnos no Senado e na Câmara.
27 governadores recém eleitos e prefeitos que já se preparam para a reeleição, não iriam nunca permitir qualquer mudança na reeleição e pressionariam as bancadas para arquivar qualquer tentativa. Aécio disse que pode mandar a emenda, mas a chance de aprovação é zero.
Continua a reeleição, Marina foi enterrada politicamente e Dilma é a favorita para se reeleger.
*Ex-deputado federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário