segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Tucanos admitem que Aécio Neves terá poucos votos em Pernambuco. PSDB tem dificuldades no Nordeste



 
PSDB tem dificuldade em três estados no Nordeste e depende de aliados em outros dois. Foto: Jane de Araújo/Agência Senado


Pernambuco é visto no PSDB como um dos estados onde a candidatura presidencial do senador Aécio Neves (PSDB) deve prosperar menos nas eleições de 2014, diz o grupo de tucanos ouvidos pelo Blog de Jamildo. Isso porque o governador Eduardo Campos (PSB) deve polarizar a disputa com a presidente Dilma Rousseff (PT). "Nós não nos enganamos que a votação será polarizada entre o governador e o PT", explica um dos interlocutores.

No Nordeste, região onde os tucanos têm perdido as últimas eleições para os adversários do PT, pelo menos três estados estão tendo dificuldade de ser organizar para as eleições do próximo ano. Além de Pernambuco, os tucanos estão tendo dificuldades de se organizar no Maranhão e no Ceará. Neste último, a legenda tem, inclusive, estudado se existe viabilidade na candidatura do ex-senador Tasso Jereissati para o Senado.

As melhores situações estão em estados vizinhos. Em Alagoas, os tucanos possuem o Governo do Estado e a prefeitura da capital, e o governador Teotonio Vilela Filho é um dos nomes cotados para eleição do Senado. Na Paraíba, onde o partido possui dois senadores, um deles, Cássio Cunha Lima tem pontuado mais que o governador Ricardo Coutinho nas pesquisas para o governo do Estado.

Pelo menos em dois estados, o palanque tucano dependerá de alianças políticas. No Rio Grande do Norte, o PSDB deve se coligar com o DEM, que tem força política no Estado. Na Bahia, o PMDB do ex-ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima deve se juntar as duas legendas. A chapa é fortalecida pelo prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM).(blog do jamildo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário