segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Usina Trapiche pode perder contrato com a Coca-Cola



















A Usina Trapiche pode ter os seus contratos cancelados com a multinacional Coca-Cola, uma das maiores compradoras de açúcar do mundo. A medida foi divulgada na última sexta-feira (8) e é fruto de uma mobilização internacional, promovida pela ONG OXFAM, que produziu – e divulgou - um estudo que aponta a relação entre o comércio internacional de açúcar com casos de violações de direitos, expropriações de terras e conflitos territoriais em diversos países.
De acordo a OXFAM, muitas das terras adquiridas para a produção de açúcar na última década “estão relacionadas a violações dos direitos humanos, perda dos meios de subsistência e fome para os pequenos produtores e suas famílias”, caso da Usina Trapiche, que desde 1998 promove uma série de crimes ambientais e ações de violência que acabou por expulsar uma comunidade de pescadores tradicionais de seu território tradicional: uma área de mangue que atualmente se encontra dominada pela fábrica.
A comunidade atualmente vive espalhada na periferia de Sirinhaém, em condições desumanas, longe do lugar que garantia o trabalho, a vida, a soberania e a segurança alimentar de seus membros. (do blog de magno martins)

Nenhum comentário:

Postar um comentário