quinta-feira, 7 de março de 2013

CODEVASF VAI LANÇAR SETE MILHÕES DE ALEVINOS NO SÃO FRANCISCO

 Cerca de sete milhões de alevinos de espécies nativas deverão ser soltas no Rio São Francisco em 2013 por meio de uma centena de “peixamentos” em diferentes pontos da bacia. A ação tem como objetivo a recomposição da ictiofauna de rios, lagoas e grandes reservatórios hídricos, além de buscar a sustentabilidade da atividade pesqueira com o aumento da abundância de peixes e a diminuição dos efeitos dos impactos ambientais sobre grande parte das espécies mais visadas.

Em 2012, foram produzidos cerca de 11,8 milhões de alevinos nos sete Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura, administrados e operados pela Codevasf. No mesmo ano, foram realizados 33 ‘peixamentos’. Para 2013, a meta dos centros é subir a produção para 15 milhões de alevinos.

Após as ações de ‘peixamento’ da Codevasf, pescadores da região relatam que alguns peixes que já não eram mais encontrados começam, aos poucos, a reaparecer nas redes de pescas. A ação é também uma importante forma de divulgar conceitos de educação ambiental com foco na interdependência entre conservação da biodiversidade, qualidade de vida e economia local.

Blog do Magno

Nenhum comentário:

Postar um comentário