sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

GOVERNO ANUNCIA 13 NOVAS TERMOELÉTRICAS EM OPERAÇÃO ATÉ MAIO.

 
DO VALOR
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) prevê a entrada de mais 13 termelétricas em operação até maio deste ano, somando 2.577,6 MW de capacidade instalada ao parque gerador brasileiro, segundo relatório de fiscalização das usinas divulgado nesta quinta-feira (17).
Na prática, porém, o número total de usinas pode ser menor porque o relatório da agência inclui na soma as duas unidades geradoras da termelétrica de Pecém I, no Ceará, com (de 360 MW cada uma.
Mas uma das máquinas da MPX, braço de energia do grupo EBX, do empresário Eike Batista, já entrou em operação comercial em novembro do ano passado. Desconsiderada a unidade, a capacidade instalada adicional pode ser de 2.217 MW.
Entre os principais empreendimentos que deverão iniciar a operação nos cinco primeiros meses de 2013 estão as térmicas Maranhão V (337,6 MW), Maranhão IV (337,6 MW), Porto de Itaqui (360,14 MW), Nova Venécia (176 MW) e Pecém II (360 MW), além da ampliação de Pecém I (360 MW), todas da MPX.
Juntas, elas representam 75% de toda a capacidade de geração de energia que entrará no sistema.
Estão previstos outras seis térmicas, com 399,29 MW de capacidade, para entrar em operação ao longo do ano. Todas essas usinas, no entanto, apresentam algum tipo de restrição no cronograma.
EÓLICA
O órgão regulador também aponta a adição de 1.682 MW de capacidade instalada em energia eólica neste ano.
Os dados, no entanto, não consideram o atraso nos sistemas de transmissão dessas usinas --que vão de seis a 17 meses, segundo levantamento da Abeeólica (Associação Brasileira de Energia Eólica).
Com o atraso na conclusão das linhas, a usina fica pronta para ser operada, mas incapacitada de adicionar energia ao SIN (Sistema Interligado Nacional).

Nenhum comentário:

Postar um comentário