sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

FORTES CHUVAS TRAZEM ESPERANÇAS NO SERTÃO

Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima ( APAC) choveu no sertão pernambucano nesta quinta e sexta feitras.
Confira o texto publicado no site da Apac www.apac.pe.gov.br – sobre os registros de chuvas no Sertão, ontem:
“Temporais no Sertão
O dia de ontem (17/01) foi marcado por muita chuva em grande parte do Sertão. Entre as 09h00min do dia 17 e as 09h00min do dia 18, foram registrados 114,6 mm em Araripina, sendo que 51,4 mm caíram em apenas uma hora. Outras localidades onde também se registrou elevado índice de precipitação foram: Exu (101,0 mm), Moreilândia (80,0 mm), São José do Belmonte (67,5 mm) Santa Maria da Boa Vista (58,0 mm), Ouricuri (49,0 mm) e Cabrobó (31,8 mm).
    As precipitações no Sertão foram causadas pela interação entre a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) – extensa faixa de nebulosidade que se estende normalmente da Amazônia ao Sudeste do Brasil – e um vórtice ciclônico sobre o oceano, sendo este vórtice responsável por impulsionar umidade da ZCAS em direção a Pernambuco.  A previsão para os próximos dias é de mais pancadas de chuva para o Sertão, atingindo, também, áreas mais ao leste, como os Sertões do Pajeú e do Moxotó, menos afetados pela chuva de ontem”.
Boletim Pluviométrico da mesma Apac sobre o dia de ontem indica índices quase insignificantes de chuvas nas demais regiões do estado.
Para este sábado (19), as previsões não mudam em relação aos dois dias mais recentes: chuvas muito prováveis em todas as regiões, com possibilidades de trovoadas.
Para conhecer o prognóstico detalhado, além de inúmeras outras informações sobre a hidrometeorologia no estado, acesse  www.apac.pe.gov.br/meteorologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário