quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

ARMANDO SOU TO VAI RECORRER AO TSE POR UMA NOVA ELEIÇÃO EM ÁGUA PRETA


joao fernando coutinho - foto alepe
O candidato mais votado à prefeitura de Água Preta nas últimas eleições, Armando Souto (PDT), vai recorrer ao TSE contra a decisão tomada ontem pelo Tribunal Regional Eleitoral de confirmar a vitória do segundo colocado, Eduardo Coutinho (PSB), que já estava na prefeitura.
O placar foi 4 x 2 pela posse de Eduardo Coutinho. Votaram pela realização de nova eleição os desembargadores Luiz Alberto Gurgel de Faria (relator) e Virgínio Carneiro Leão.
A confusão em Água Preta começou durante a campanha eleitoral. O PDT do candidato da oposição, Armando Souto, figurou em duas coligações: na dele próprio e na de Eduardo Coutinho.
Ele obteve 52,75% dos votos válidos (8.794) mas eles foram considerados nulos pelo TSE porque a convenção municipal não foi validada pela direção do partido.
Como o pedetista obteve nas urnas mais de 50% dos votos válidos, a lei determina que se faça uma nova eleição, que é tudo que ele deseja.
No entanto, parecer do Ministério Público seguido por quatro desembargadores mandou excluir do cálculo geral os votos brancos e nulos, o que fez com que Armando Souto não tivesse a maioria absoluta (50% dos votos válidos, mais 1). Nesta hipótese, a lei manda que se dê posse do segundo colocado, que foi o que ocorreu com Eduardo Coutinho, que já havia sido diplomado “sub judice” em dezembro do ano passado.
Fonte: Inaldo Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário