quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Pesquisa Ibope é boa para PT, Lula e Bolsonaro

Levantamento é ruim para Ciro, Marina e Alckmin
Coluna do Kennedy

A pesquisa Ibope divulgada ontem sobre a corrida presidencial é boa para o PT, Lula e Jair Bolsonaro (PSL). O levantamento é ruim para Ciro Gomes (PDT) e Marina Silva (Rede). E pior ainda para Geraldo Alckmin (PSDB).
Seguem as principais razões:
A campanha eleitoral vai passando e duas forças políticas mantêm cacife respeitável. O PT exibe a força política de Lula, que poderá transferir votos suficientes para colocar Fernando Haddad no segundo turno. Mesmo após alguns tropeços, Bolsonaro continua no patamar dos 20%. O candidato do PSL demonstra ter sólida base.
Houve dois debates na TV. Alckmin fez a aliança eleitoral mais poderosa. Ciro foi bem no primeiro confronto na Bandeirantes. Marina se destacou no debate da RedeTV! Mesmo assim, não melhoram suas performances em relação a pesquisas anteriores.
Os sinais são de que será preciso aguardar o horário eleitoral no rádio e na TV, que começará em 31 de agosto, para averiguar se Alckmin crescerá e se Marina e Ciro conseguirão passar à segunda fase.
No cenário atual, a tendência é um segundo turno entre Haddad e Bolsonaro, pois é baixa a chance de Lula conseguir ser candidato. Isso explica o nervosismo do mercado financeiro, que prefere Alckmin.
A fase mais importante da campanha está no meio do caminho (setembro), mas Alckmin, Marina e Ciro precisarão abrir suas picadas num terreno difícil.
O desafio de Alckmin é tomar votos de Bolsonaro. É baixa a possibilidade de um segundo turno entre os candidatos do PSDB e do PSL. Um dos dois deverá estar na segunda etapa.
Marina e Ciro precisarão barrar a transferência de votos de Lula para Haddad.

Nenhum comentário:

Postar um comentário