sábado, 25 de julho de 2015

Cai a ficha de políticos citados na Lava Jato



Gerson Camarotti - Portal G1



A ficha caiu entre os políticos investigados pela Operação Lava Jato. Quem ainda tinha esperança de rebater acusações feitas nas delações premiadas agora sabe que a defesa ficou bem mais complexa. A materialidade das provas apresentadas pelos representantes do Ministério Público Federal e da Polícia Federal na denúncia das cúpulas da Andrade Gutierrez e Odebrecht é mostra de que a investigação já está muito mais avançada na primeira instância do que se imaginava inicialmente em Brasília. 

Só agora é possível ter a compreensão do motivo pelo qual os procuradores demoraram tanto para fechar a denúncia das duas maiores empreiteiras. Ao conseguir comprovar o que foi chamado pelo procurador Deltan Dallagnol de “sofisticado esquema de lavagem de dinheiro” que usava contas secretas e empresas offshore, controladas pelas empreiteiras, a Operação Lava Jato atingiu um novo patamar.


Entre parlamentares investigados, a preocupação é que a colaboração feita pelo Ministério Público da Suíça – que já identificou que empresas da Odebrecht no exterior fizeram pagamentos a ex-diretores da Petrobras em contas secretas – também acabe chegando rapidamente nos esquemas de financiamento político e eleitoral de partidos. 



O temor entre caciques do PT e do PMDB é que a comprovação de pagamentos da Odebrecht aos ex-diretores Renato Duque, Nestor Cerveró, e Jorge Zelada acabe motivando novas delações premiadas em profundidade. Isso porque os investigadores já comprovaram que eles receberam propinas. Portanto, para que haja interesse da Operação Lava Jato em novas delações, os ex-diretores teriam que abrir todo o esquema com políticos e partidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário