segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

PT move ações civil e criminal contra Barusco

Do blog de Magno Martins



O PT protocolou nesta segunda-feira duas ações na Justiça do Rio de Janeiro contra o ex-gerente de Serviços Petrobras Pedro Barusco, que acusou a legenda de receber entre US$ 150 milhões US$ 200 milhões em propina oriunda de contratos da estatal. O presidente da legenda, Rui Falcão, já havia anunciado que o partido adotaria medidas judiciais contra ele.
O ex-gerente prestou em novembro depoimento à Polícia Federal em acordo de delação premiada. Segundo Barusco, os valores se referem a propina em 90 contratos da Petrobras com grandes empresas fechados entre 2003 e 2013, durante os governos Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. O depoimento de Barusco foi divulgado na última quinta-feira no andamento processual da Operação Lava Jato, que investiga esquema de pagamento de propina e evasão de divisas a partir de contratos da estatal.

Na interpelação judicial criminal, protocolada na Vara Criminal do Foro Regional da Barra da Tijuca, o PT alega que o depoimento prestado por Barusco, “à mercê de interesses escusos”, é utilizado como “valioso instrumento de julgamento” e coloca o PT como “verdadeiro criminoso”, sem que haja, segundo o partido, provas de irregularidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário