domingo, 22 de fevereiro de 2015

Pernambuco: o xadrez de 2015




De Marisa Gibson, na sua coluna deste domingo no Diario de Pernambuco

Com a mesma desenvoltura com que tomou café da manhã, na semana passada, com o governador Paulo Câmara (PSB), o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) já manteve longas conversas com o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante (PT), entre outras lideranças nacionais, e foi dele a ingerência junto ao ex-ministro Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, para colocar o deputado federal Wolney Queiroz (PDT) no comando estadual do PDT, passando à frente do ministro Armando Monteiro Neto (PTB), que tinha um nome para este posto. Wolney Queiroz tem uma relação fraternal com Fernando Bezerra Filho, líder do PSB na Câmara dos Deputados, e essa amizade foi fundamental para o senador interceder a favor do pedetista.
Esses  movimentos mostram que Bezerra Coelho é um animal político rosnando alto e com muita sede em busca de um partido para chamar de seu e que é dele o xadrez de 2015. Essa é a leitura que vem sendo feita por aliados e adversários dos gestos de Bezerra Coelho, que poderá ingressar sem pressa – tem até setembro de 2017 para isso – no PDT, partido que busca uma nova roupagem, tendo atraído inclusive a atenção de Cid Gomes, ministro da Educação, e de ACM Neto, prefeito de Salvador.

O senador nega que vá disputar 2018, mas são muitos os que o apontam como eventual candidato a governador. E, para que isso aconteça, não pode ser pelo PSB, o seu partido, que tem Paulo Câmara para disputar a reeleição ou até mesmo o prefeito Geraldo Julio. O voo de Bezerra Coelho só será possível, portanto, em outra legenda. Bem, para concorrer ao governo do Estado, qualquer candidato tem que eleger prefeitos e as eleições municipais do próximo ano serão um termômetro do apetite do senador. Aliados e correligionários de Bezerra Coelho, que tem cerca de 15 prefeitos, podem desaguar no PDT de Wolney Queiroz e, para quem vai disputar 2016, o prazo de filiação é setembro deste ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário