domingo, 19 de outubro de 2014

PT na Justiça contra médicos do 'holocausto nordestino'


Denunciada na imprensa como espaço para promoção de preconceito contra nordestinos, a comunidade do Facebook denominada “Dignidade Médica”, que congrega médicos e residentes de várias partes do Brasil, virou alvo de dois processos na Justiça por parte do Diretório Estadual do PT em São Paulo. O partido acionou o Ministério Público Federal e o Conselho Federal de Medicina nesta sexta-feira (17), acusando a comunidade de promoção de preconceito e racismo contra nordestinos, baseado em reportagens que indicam que vários usuários da comunidade usaram o espaço para promover o “holocausto” e a “castração química” dos moradores da região nordeste.
As postagens aconteceram logo depois da abertura das urnas no primeiro turno, que indicaram vitória da presidente Dilma Rousseff na região por larga diferença em relação ao candidato Aécio Neves (PSDB), que ganhou no Sul e no Sudeste. As duas representações são endereçadas aos dois órgãos (Ministério Público Federal e ao Conselho Federal de Medicina) para que investiguem e punam os médicos acusados de incitar o racismo e o ódio contra os nordestinos e também contra o PT e a candidata Dilma Rousseff:
"Os comentários escritos contra a população nordestina possuem nítida natureza racista, com incitação de preconceito e discriminação, violando os princípios básicos do Estado Democrático de Direito Brasileiro, como a liberdade democrática, a autodeterminação, o pluralismo político, além da dignidade do ser humano", diz uma nota do presidente do PT-SP, Emídio de Souza.

Os dois processos pedem a responsabilização criminal dos médicos e outros internautas que estão postando mensagens de ódio, preconceito e racismo na página. Os ataques contra nordestinos na rede mundial de computadores já foi alvo de críticas na semana passada do ex-presidente Lula, que é nordestino de Garanhuns, em Pernambuco.
Em comentário feito por ele no próprio Facebook, o petista disse ser "lamentável" que certo grupo de brasileiros ainda tratem os nordestinos como cidadãos de segunda classe no País:
"É lamentável o preconceito que vem à tona depois de um processo democrático tão importante, como as eleições do último domingo. É um absurdo que o nordeste e os nordestinos sejam caracterizados como ignorantes ou desinformados por seus votos. Primeiro porque isso é fruto de um preconceito lastimável, segundo porque mostra um desconhecimento profundo da atual situação do nordeste brasileiro", disse o ex-presidente.
Em indireta a Fernando Henrique Cardoso, que ajudou a levantar essa polêmica ao dizer no UOL que "o PT está fincado nos menos informados, que coincide de serem os mais pobres", Lula ainda rebateu:
"Quem faz afirmações deste tipo imagina o Nordeste da década de 90 ou de antes, onde reinavam a fome, o desemprego e a falta de oportunidade. Por isso muitos, como eu, tiveram que abandonar sua terra natal e migrar para outras regiões em busca de melhores condições de vida. Hoje, o nordestino anda de cabeça erguida porque não é mais tratado pelo governo como cidadão de segunda categoria", declarou o petista. (Do Portal Terra - Rodrigo Rodrigues)

Nenhum comentário:

Postar um comentário