segunda-feira, 30 de junho de 2014

Começam inscrições para vestibular da UPE

Serão 3.460 vagas em 53 cursos. A partir de 2015, a seleção será feita pela prova do Enem
Da Folha de Pernambuco
Os estudantes que vão participar do vestibular tradicional deste ano da Universidade de Pernambuco (UPE) têm desta segunda-feira (30) até o próximo dia 31 de julho para se inscreverem no certame. A taxa do concurso custa R$ 110 e pode ser paga em casas lotéricas. Já os feras que estão aptos a participarem do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), que possibilita aos alunos do Ensino Médio a serem testados apenas na série que estão cursando, podem se habilitar à prova de 14 de julho a 15 de agosto. Nesse caso, o valor é de R$ 85.
Os candidatos a uma das vagas da disputa tradicional podem pedir a isenção do pagamento de hoje até 4 de julho. Para obter o benefício é necessário o candidato ter o Número de Inscrição Social (NIS), exclusivamente, no nome dele. O NIS é fornecido pelo Governo Federal às pessoas que estão inscritas em programas governamentais. A mesma solicitação pode ser feita pelos estudantes do SSA. Mas o prazo é diferente, é de 14 a 18 de julho.
Ao todo serão 3.460 vagas em 53 cursos de graduação, sendo 60% (2.074) destinadas ao vestibular tradicional - nesse montante está os 20% das cotas - e 40% (1.386) ao Sistema Seriado de Avaliação. Esse será o último ano que UPE realizará o concurso elaborando a própria prova. A partir de 2015, a seleção será feita com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Além dessa mudança, no próximo certame as vagas vão ser 50% para o SSA e a outra metade destinada ao vestibular tradicional.
Para este ano a mudança será a utilização da Redação do Enem. Isso possibilitou o aumento de perguntas na segunda fase. No total, a prova passa de 72 perguntas para 80. Outra novidade será uma modificação no curso de Letras oferecido em Petrolina, no Sertão. Lá, a partir da próxima turma vai ser oferecida habilitação em Português/Inglês ou em Português/Espanhol. Antes era Português ou Inglês.
As prova da segunda etapa do vestibular tradicional vão ser aplicadas nos dias 7 e 8 de dezembro pela manhã. A primeira fase corresponde ao Enem. Já a 1ª fase do SSA vai ser nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, no turno da manhã. Na mesma data, sendo à tarde, ocorre o concurso da 2ª fase do SSA. Já a 3ª fase do SSA está programada para os dias 16 e 17 de novembro pela manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário