sábado, 6 de outubro de 2012

ARTIGO ESPECIAL: VEREADOR NO BRASIL EXISTE DESDE 1560


Vereador no Brasil existe desde 1560

Em ano de eleição municipal, o candidato a vereador diz que é o político mais perto do povo. Tem razão de dizer, porque governador, senador, deputado federal, ninguém bate na porta de madrugada para pedir com urgência o transporte de um doente para o hospital, nem chega com conta de luz e receita médica para despachar. Na casa do vereador, que mora na comunidade, senão não se reeleje, isso é o cotidiano .
Mas tem uma coisa que talvez nenhum vereador saiba. O primeiro vereador eleito no Brasil foi em 1560, logo quando os portugueses fundaram a cidade de São Vicente, instalaram uma Câmara de Vereadores eleita.
Quando viajava para Angola nos anos 1970, durante a guerra, verifiquei a importância da Câmara de Vereadores de Luanda na vida Colônia Portuguesa. Não sei se outro colonialismo europeu, como inglês, espanhol, francês e holandês, tinham também essa prática de organiza Câmaras de Vereadores, como os portugueses faziam.
Só nos períodos ditatoriais, houve fechamento de Câmaras de Vereadores e na recente Ditadura Militar brasileira, o mandato gratuito para o vereador.

Maurílio Ferreira Lima é ex-deputado
Fonte: blog do magno martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário