domingo, 20 de janeiro de 2019

Bolsonaro tornou-se o "bode no meio da sala"


Escrevi em meu Facebook ontem duas reflexões que apontavam para essa mesma direção. Mas meu foco era mais sobre as posições da Globo e de Sérgio Moro, de tanto que li amigos perguntando: "Porque a Globo está fazendo isso?" e, sobre Moro, comentários debochados sobre sua ruína pessoal com a desmoralização de Bolsonaro e família.

Quanto a Globo, me parecia óbvio, fazia o que sempre fez com quem ela enxerga como um inimigo político ou qualquer um que vá frontalmente contra seus interesses e poder: a destruição da pessoa via o aniquilamento de sua imagem pública. Ora, se nem Lula, este sim um mito vivo, pôde resistir ao poder de manipulação da Globo, ao ponto de mais de 50% da população achar justa sua condenação APESAR DA GRITANTE FALTA DE PROVAS, nada mais normal que Bolsonaro, um ser absolutamente vazio de carisma e conteúdo, ter essa imagem estraçalhada em algumas semanas, pior, com notícias, dessa vez, absolutamente verdadeiras e comprovadas.

Lula é um homem fora de série, por isso suportou o bombardeio em 2005 e se reelegeu apesar da crise seríssima que representou para ele e o PT, o chamado "mensalão". Deu a volta por cima e no segundo mandato tornou-se "o cara", aclamado e respeitado em todo o mundo. Tanto é assim que quase podemos dizer que a única sociedade que o vê como "um chefe de quadrilha" (e, mesmo assim, metade da população não enxerga Lula desse modo, ao contrário...), é a sociedade brasileira, reconhecidamente uma das mais ignaras, preconceituosas, narcísicas e perversas do planeta. Basta lembrarmos o que disseram dessas elites sociais e classes médias, Darcy Ribeiro e Marilena Chauí, que saberemos de quem se trata.

Ora, se Lula, com todo esse potencial de imagem foi vencido pela Globo, que "estofo", que virtudes teria um ser bestial e patético como Bolsonaro para resistir à verdade "de quem ele é", assim como seus filhos? Um oligarca é um oligarca, em um país como o Brasil, é como um título vitalício de nobreza e PODER, é isso afinal o que ainda somos enquanto sociedade, mesmo enquanto nação: um país totalmente dominado e comandado ideologicamente por suas oligarquias. Como Lula, Bolsonaro foi "um tiro fora da curva", ambos indesejáveis, absolutamente dispensáveis aos olhos dessas oligarquias. Se a Globo e os grandes banqueiros podem tratar diretamente com Moro e generais bem mais equilibrados que o louco do Bolsonaro, qual a sua serventia afinal? Dilma foi impichada, Lula, preso, qual o motivo, mínimo que seja, para que os Marinho, os Frias, os Setúbal, aturem um Bolsonaro? Tornou-se com inacreditável rapidez o "bode mal cheiroso no meio da sala". Também creio que logo será extirpado.

Só discordo do Nassif em relação a Moro, que no mínimo deve ter sido cúmplice dos últimos vazamentos. O ex-juiz sabe a essa altura, que está servindo já a um "cadáver político". Nem seu "caráter", nem sua "lealdade", ou mesmo sua frieza e capacidade de cálculo pragmático, farão com que morra abraçado a esse cadáver. Logo estará atuando nos bastidores para manter seu cargo e seu prestígio intactos. Provavelmente com o apoio da Globo, a quem interessa manter Moro em alta até mesmo para que cumpra sua agenda de massacre da esquerda brasileira e a manutenção da atual ideologia no poder.

O que veremos a seguir é um governo paralisado, sem poder político algum, o povo assustado com o "fim do mito" e a luta de hienas de todo o tipo pelo espólio do falecido. 

Para os democratas, o pessoal da esquerda, os que desejamos "Lulalivre", nada mudará. O golpe seguirá "mais calmo", sem a presença de um incômodo chamado Bolsonaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário