segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Whatsapp limita a cinco o reenvio de mensagens



FERNANDO BRITO ·no Tijolaço


Victoria Grand, vice-presidente de políticas e comunicações do WhatsApp, disse que, a partir de hoje, o aplicativo de celulares só poderá encaminhar mensagens recebidas a, no máximo, cinco outros usuários. Durante um evento em Jacarta, capital da Indonésia, ela disse que a medida é ” uma tentativa de combater desinformação e boatos”.

A agência Reuters, que dá a notícia diz que o WhatsApp, que tem cerca de 1,5 bilhão de usuários,” vem tentando encontrar formas de impedir o uso indevido do aplicativo” , após admitirem que a plataforma “estava sendo usada para espalhar notícias falsas, manipular fotos, vídeos sem contexto e rumores infundados”, por conta da criptografia, tornavam impossível que fossem monitorados em sua origem ou alcance.

Para sistemas de computação que conseguem captar até o que você anda com vontade de comprar, uma explicação pouco crível.

Tomada seis meses antes, a medida teria impacto nas eleições brasileiras, todos sabem. Um levantamento realizado pelos professores Pablo Ortellado (USP), Fabrício Benvenuto (UFMG) e pela agência de checagem Lupa, apenas 8% das imagens compartilhadas em 347 grupos de WhatsApp eram verdadeiras.

Na Índia, em apenas dois meses, boatos disseminados pelo aplicativo resultaram em linchamentos e mortes, que levou à adoção, pioneira, da limitação naquele país.

A medida vem tarde mas, de qualquer forma, antes tarde do que nunca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário