segunda-feira, 22 de maio de 2017

Michel tenta evitar que aliados discutam nomes para seu lugar

Helena Chagas no blog os divergentes
Não se derruba um presidente da República sem que as forças políticas tenham se acertado antes em torno de quem vai ficar em seu lugar – quem e para fazer o quê. É justamente essa articulação, que os políticos da base governistas começam a fazer pelos cantos, mas de forma ainda incipiente, que o presidente Michel Temer quer evitar. Sabe que, quando houver um consenso mínimo em torno de um nome para ser eleito indiretamente pelo Congresso, está perdido.
Publicidade

A sorte de Michel, por enquanto, é que isso ainda não aconteceu. Mas até quando? O Planalto melou, por exemplo, a reunião que estava marcada para este domingo à tarde entre as cúpulas do PSDB, comandado agora por Tasso Jereissati, e do DEM, por José Agripino. Constrangeu os dois convidando-os para o encontro à noite no Alvorada. Da mesma forma, tentou carimbar como aliados outros parlamentares da base que, em outras reuniões para discutir o futuro com seus pares, poderiam passar como conspiradores.

A estratégia de Michel é segurar a possível debandada até quarta-feira, dia em que o STF julgará seu pedido de suspensão do inquérito recém-aberto no STF. Até lá, haverá pressão máxima também sobre os ministros para reunir os seis votos necessários para isso. E até lá os tucanos, os democratas e outros aliados vão manter a compostura e evitar vazamentos públicos da discussão de nomes.

Apesar dos cuidados redobrados dos aliados para não ferir Temer, é evidente que a discussão corre solta nos bastidores, e os personagens mais citados têm sido Carmem Lucia, Rodrigo Maia, Tasso Jereissati, Henrique Meirelles e Nelson Jobim, cada um com seus prós e contras.

Como quem vai votar são os parlamentares, muita gente acha que a presidente do STF tem pouca chance. Nessa linha, cresce Rodrigo Maia, mas ele pode ser abatido por estar sendo investigado na Lava Jato. Tasso tem o respeito geral, mas como tucano pode não unir o PMDB, cuja perda será grande. Meirelles é o sonho de consumo das forças que querem sinalizar a manutenção da agenda econômica. Mas até pouco tempo atrás trabalhava no grupo J&F. Resta o peemedebista e ex-integrante das cúpulas dos três poderes Nélson Jobim. Ele pode ser o cara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário