sexta-feira, 26 de maio de 2017

Compesa fará nova adutora para atender os municípios do Pólo de Confecções do Agreste


O governador Paulo Câmara deu autorização à Compesa nesta quinta-feira (25) para construir a Adutora do Alto Capibaribe, que vai captar água no Estado da Paraíba para abastecer os 8 municípios do Agreste Setentrional que formam o “Pólo de Confecções”.

A Adutora está orçada em R$ 70 milhões , terá 51 quilômetros de extensão e captará água no rio Paraíba entre a cidade de Barra de São Miguel e o Açude Boqueirão. A água virá do Eixo Leste da transposição do rio São Francisco.

O anúncio foi feito no Palácio do Campo das Princesas durante reunião do governador com prefeitos dos municípios beneficiados.

“A obra definitiva para resolver a questão hídrica do Agreste Pernambucano é a Adutora do Agreste, que infelizmente ficou praticamente parada entre 2015 e 2016, só voltando a ter recursos liberados pelo Governo Federal em meados do ano passado. Mas o nosso Governo não ficou parado. Com planejamento, anunciamos diversas obras como a Adutora do Moxotó, a Adutora do Siriji, a Adutora do Pirangi e, agora, a Adutora do Alto Capibaribe”, declarou Paulo Câmara.

Estavam na solenidade os prefeitos Renato Sales (Vertente do Lério) , Adriana Assunção (Frei Miguelinho), Mário Mota (Riacho das Almas), Antônio Cordeiro (Jataúba) e Edson Vieira (Santa Cruz do Capibaribe), além do deputado estadual Diogo Moraes (PSB), do secretário estadual de Agricultura, Nilton Mota e do presidente da Compesa, Robert Tavares.

A Adutora beneficiará diretamente os municípios de Santa Cruz do Capibaribe, Jataúba, Toritama, Vertentes, Vertente do Lério, Santa Maria do Cambucá, Taquaritinga do Norte e Frei Miguelinho e, por tabela, os municípios de Riacho das Almas, Cumaru, Passira e Salgadinho.

Além do anúncio da Adutora, o governador entregou simbolicamente 32 novas viaturas ao Corpo de Bombeiros. A ação faz parte do Plano de Segurança de Pernambuco, lançado em abril deste ano, que prevê investimentos de cerca de R$ 300 milhões na área.

Os veículos vão atender às unidades da instituição localizadas nos municípios de Recife, Olinda, Vitória de Santo Antão, Carpina, Caruaru, Garanhuns, Surubim, Serra Talhada, Petrolina, Salgueiro, Arcoverde e Petrolândia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário