segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Governador participa do 18º Encontro dos Maracatus de Pernambuco

NAZARÉ DA MATA – Nesta segunda-feira (27.02), o governador Paulo Câmara foi conferir de perto a beleza e os encantos do tradicional Encontro dos Maracatus de Baque Solto, em Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte, em continuidade à agenda que vem cumprindo no Carnaval pernambucano. Em sua 18º edição, a manifestação, que recebeu o título de Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil, em 2014, contou com a apresentação de cerca de 30 grupos. Um corredor montado na Praça Papa João XXIII, mais conhecida como a Praça da Catedral, serviu de passarela para as agremiações. Na oportunidade, o governador foi presenteado pelo prefeito Nino com uma gola de maracatu personalizada com a bandeira de Pernambuco.

“Eu tive a oportunidade de vir algumas vezes à Nazaré, inclusive como governador, mas esse ano a gente está sentindo uma energia diferente. A cidade está fazendo uma festa bonita, com muita simplicidade, mas muito organizada. Está fazendo, mais uma vez, um grande Carnaval, valorizando a sua cultura, valorizando a sua tradição, valorizando o maracatu. E os foliões estão sentindo que podem vir brincar, andar pelas ruas, que vão encontrar muita alegria e paz”, ressaltou o chefe do Executivo estadual, destacando a importância desta expressão popular tipicamente pernambucana.

Paulo confessou, ainda, sua satisfação em poder assistir a alegria das pessoas e a forte participação popular nas ruas. O governador salientou que este mesmo cenário pode ser visto em todos os polos festivos do Estado. “Eu estou muito satisfeito porque o Carnaval foi muito bem planejado. O momento é difícil, mas a gente está conseguindo fazer uma celebração alegre e muito tranquila. Toda a nossa equipe está de parabéns. Estamos todos determinados, trabalhando com muito afinco para fazer de Pernambuco um Estado melhor e mais seguro para todos”.

Para o prefeito Nino, o encontro de maracatus é o grande destaque do Carnaval nazareno. "A motivação, vibração e entusiasmo desse pessoal que forma o nosso maracatu são contagiantes. Essa grandeza e tudo que eles têm nos provado, ao longo dos anos, nos dá muita força para continuar lutando em defesa da nossa cultura. Ano que vem, celebraremos o centenário desta manifestação, e isso é motivo de muito orgulho para todos nós", frisou.

CASA DA RABECA – Após conferir a apresentação dos maracatus rurais, o governador seguiu para Olinda, na Região Metropolitana do Recife, para prestigiar a programação da Capital da Cultura. No bairro de Tabajara, Paulo assistiu, ao lado dos prefeitos Geraldo Julio (Recife) e Professor Lupércio (Olinda), a apresentação do grupo de Maracatu Piaba de Ouro. A comitiva seguiu para a Casa da Rabeca, onde cumprimentou e conversou com populares locais.

“Eu venho aqui, hoje, em Olinda para, mais uma vez, admirar a irreverência dessa festa bonita, que tanto nos orgulha e que mostra ao Brasil a força do povo e da cultura pernambucana. Assim como Recife e outras cidades do Interior, Olinda está de parabéns pela estrutura e programação oferecidas”, frisou o chefe do Executivo.

Celebrando seu primeiro Carnaval como prefeito de Olinda, Professor Lupércio destacou as belezas das culturas de bairro como importantes difusoras da folia de rua  e agradeceu o apoio do Estado na realização de mais um bonito Carnaval olindense. "Estamos fazendo uma festa linda, tranquila, com o povo nas ruas, mostrando o que a nossa cultura tem de melhor. Eu quero, desde já, agradecer ao governador pelo apoio essencial que tem nos dado", disse.
 
MONITORAMENTO –  Como tem feito desde o primeiro dia de Carnaval, Paulo Câmara se reuniu, no início da manhã, com secretários de Estado e os comandos da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil e da Polícia Científica para fazer uma avaliação do trabalho do Governo no domingo de Carnaval, nas áreas de Saúde, Segurança Pública e Turismo. O encontro foi realizado no Palácio do Campo das Princesas, no Recife. De acordo com o secretário de Defesa Social, Angelo Gioia, "t
udo está ocorrendo dentro do planejado. Nos polos de folia, a segurança está sendo executada com eficiência e muita tranquilidade. Certamente, vamos continuar nesse ambiente de paz durante todo o Carnaval", avaliou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário