quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Prefeito do PSDB é preso por crime de corrupção

Portal Vermelho - A Polícia Federal prendeu nesta quarta-feira (26) o atual prefeito de São Simão, Márcio Barbosa Vasconcelos (PSDB), ele é suspeito de envolvimento em fraudes do Fundeb no município. A prisão faz parte da Operação Recomeço, que tem o objetivo de combater crimes de corrupção, fraudes em licitações e desvio de recursos públicos federais que eram destinados à compra de material didático para a rede pública municipal infantil no município.


Outros dez mandados foram cumpridos pelos cerca de 40 agentes envolvidos na operação. Destes, nove são de condução coercitiva e um de afastamento de função, por parte de um servidor público federal. O rumo das investigações é de que servidores públicos e empresários estejam envolvidos na comercialização ilegal de materiais escolares.


Outras cidades goianas foram alvos das investigações, além da capital, Goiânia, houve apreensão de documentos também em Senador Canedo e Anápolis.


Os suspeitos responderão pelos crimes de peculato, corrupção passiva ou ativa, emprego irregular de verba pública, fraudes a licitações, bem como no crime de responsabilidade previsto no art. 1º do decreto-lei 201/67, cujas penas máximas somadas cumulativamente perfazem o total de 40 anos de reclusão.


Casos recorrentes


Em agosto de 2015, em um pedido do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), a juíza Maria Clara Merheb Andrade determinou que o prefeito de São Simão, Márcio Barbosa Vasconcelos, fosse afastado do cargo pelo prazo máximo de 90 dias.


Além disso, foi decretada a indisponibilidade de bens do prefeito, de funcionários da Prefeitura e de empresários locais no valor de R$ 239,8 mil. São eles: Vilma Pereira da Silva Brito, Anne Dirceu de Lorena Costa, João Antônio Marques, Odalmes Santos Nogueira, Maria Paula de Freitas, Sueli Borges de Freitas e Kaio César Sampaio de Souza.


De acordo com o site do MP-GO, o prefeito já havia sido afastado do cargo em 2014 por 45 dias, por "atos semelhantes apontados em outra ação de improbidade administrativa". Este ano foi proposta nova ação, no mês de julho, contra oito pessoas, por fraude em licitação para hospedagem de músicos da equipe do Corpo de Bombeiros (CBM-GO) e policiais que participaram do carnaval no município em 2013.


Com uma população de menos de 20 mil habitantes, São Simão que se localiza no sudoeste goiano, a 363 quilômetros da capital de Goiás, elegeu o prefeito do DEM, Marquinhos Kajuru no primeiro turno, em 2 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário