sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Parqtel recebe projetos para incubação e operacionaliza Centro de Usinagem

A transformação do Parque Tecnológico de Eletroeletrônicos e Tecnologia Associada – Parqtel - num centro de referência da manufatura avançada no estado começou a se tornar realidade nesta sexta-feira (30/9) com a assinatura, pela Secretária Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lúcia Melo, dos primeiros contratos para incubação de projetos e da operacionalização do Centro de Usinagem para prototipagem mecânica industrial.

Já a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) divulgou os cinco projetos contemplados pelo edital 09/2016 – “PARQTEL – Manufatura Avançada” totalizando quase R$ 1 milhão em investimento para pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica.  A contratação das propostas aprovadas ocorrerá a partir de dezembro de 2016.

O anúncio das primeiras instituições que desenvolverão projetos de inovação no Parqtel, resultado dos editais lançados em julho pela Secti, e assinatura dos respectivos contratos, aconteceu na abertura do Momento Parqtel, encontro que reuniu profissionais do setor, professores e estudantes das principais universidades do estado, para debater o futuro da indústria eletroeletrônica, avanços na manufatura avançada e oportunidades de financiamento para pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos.

"Hoje é dia especial, um marco no projeto de requalificação do Parqtel", comemorou a Secretária Lúcia ao assinar os contratos, lembrando que, desde o início da sua gestão à frente da Secti, uma das metas era recuperar o parque tecnológico. "O contrato que assinamos com a Associação das Empresas do Parqtel, para utilização do Centro de Usinagem, é uma inovação institucional importante, contemplada no novo Marco Legal de CTI. Uma gestão público/privada, de forma moderna e simplificada, que será referência para o Brasil", disse.


Centro de Usinagem - A Associação das Empresas do Parqtel ficará responsável pela operacionalização e execução das atividades de prestação de serviço de Prototipagem Mecânica (PSPM), através da permissão de uso do Centro de Usinagem modelo ROMI –D800, de acordo com contrato assinado pela Secretária Lúcia Melo. O Centro entrará em operação até março de 2017.

A Associação, que foi selecionada através da Chamada Pública 001/2006, será responsável pelo uso do equipamento e pelos custos operacionais, podendo cobrar dos usuários o custo de produção fixado no valor máximo de R$116,11 (cento e dezesseis reais e onze centavos) por hora do serviço de usinagem. Por meio do Centro de Usinagem serão oferecidos serviços de prototipagem mecânica para indústrias, empresas, institutos de ciência e tecnologia e instituições de Serviço e Pesquisa. Também pessoas físicas poderão usar os serviços de prototipagem.

Inbarcatel - A Fundação para Inovações Tecnológicas (FITEC) e o Centro de Gestão de Tecnologia e Inovação (CGTI) são as primeiras instituições selecionadas para a Inbarcatel, Incubadora de Projetos de Inovação Tecnológica do Parqtel.  O espaço criado para acolher projetos de pesquisas com foco no desenvolvimento de produtos e soluções inovadoras com potencialidades para dinamizar indústrias pernambucanas e aumentar sua competitividade.

Os projetos selecionados se encontram alinhados com as áreas estratégicas do Parqtel. A FITEC vai desenvolver uma plataforma inteligente para automação de testes na indústria 4.0, visando suportar a crescente complexidade dos testes em função do alto grau de personalização dos produtos no contexto da Manufatura Avançado. Já o projeto do CGTI vai produzir três unidades Cabeça de Série do sistema híbrido de tratamento de águas oleosas e implantá-los em empresa com demanda para esses tipos de produção.

As instituições embarcadas disponibilizarão de sala com 25m² no Centro de Gestão Tecnológica e Administrativa do PARQTEL (CGTA), com pontos de energia, telefonia, conexão com Internet e móveis necessários ao desenvolvimento dos projetos, além de outros serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário