quinta-feira, 8 de setembro de 2016

No dia 9 de setembro comemora-se o Dia do Médico Veterinário.

No dia 9 de setembro comemora-se o Dia do Médico Veterinário. Atualmente o Brasil conta com mais de 110 mil profissionais em atuação nas diferentes áreas

Para comemorar o dia do Médico Veterinário, em 9 de setembro, o Conselho Regional de Medicina Veterinária está realizando dois dias de palestras gratuitas, tanto para profissionais, quanto para estudantes da área. Os assuntos abordaram a diversidade da atuação desse profissional, e mostram que o trabalho desempenhado por eles é responsável por garantir a qualidade de vida de toda a população, dos animais e também do meio ambiente.
Além de trabalhar com a clínica e a cirurgia de pequenos animais, os mais de 110 mil médicos veterinários em atuação no país se dedicam também a mais de 80 áreas de atuação, como a consultoria ambiental, a saúde pública, a análise de alimentos, a reprodução animal e as pesquisas científicas. O trabalho desses profissionais é essencial para a segurança da fauna selvagem, para o desenvolvimento de vacinas e medicamentos e para a produção de alimentos, refletindo de forma direta na saúde humana.
O médico veterinário desenvolve e implanta ações para garantir que o alimento chegue ao mercado com qualidade e próprio para consumo. “Nós controlamos todas as fases do processo produtivo. Se tiver algum problema, nós tomamos ações corretivas imediatas para que esse produto não seja comercializado”, disse a presidente do CRMV-PE, Erivânia Camelo.
O trabalho do médico veterinário está presente na produção de diversos produtos de origem animal, como carne, ovos, peixe, leite, queijo e até mesmo o mel. O mel não sofre nenhum processo de industrialização. Ele chega ao consumidor quase como um produto in natura, por isso tem de sofrer um processo de inspeção muito rigoroso.
Além de garantir a saúde animal e ambiental, o médico veterinário também é um importante agente no desenvolvimento de medicamentos e vacinas para uso humano. Neste trabalho desafiador, estão, por exemplo, pesquisas científicas que buscam tratamento para doenças como o câncer, a leishmaniose, a malária e a toxoplasmose.
Os médicos veterinários são diretamente responsáveis pela saúde da população, dos animais e do meio ambiente. São eles que inspecionam e avaliam todos os alimentos de origem animal que chegam à mesa do consumidor, cuidam da saúde e bem-estar dos animais domésticos e selvagens, atuam na manutenção e melhoria da qualidade da saúde pública e ainda desenvolvem estudos e pesquisas científicas em busca de novos produtos, vacinas, tratamentos e erradicação de doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário