quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Terremoto onde Coreia do Norte detonou bomba nuclear

Do Portal G1
Autoridades sul-coreanas afirmam terem detectado um "terremoto artificial" - com ação humana - perto do principal local de teste nuclear da Coreia do Norte nesta quarta-feira (6). Os governos da China, do Japão e da Coreia do Sul suspeitam que este seja um forte indício de que a Coreia do Norte - país com armas nucleares - pode ter realizado seu quarto teste atômico.
O sismo teve magnitude de 5.1 na escala Richter e ocorreu na zona de um sítio de testes nucleares da Coreia do Norte, anunciou o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS). Isto indicaria uma nova prova atômica por parte de Pyongyang.
O Instituto Geológico explicou que o epicentro do tremor foi registrado no nordeste da Coreia do Norte, a cerca de 50 km de Kilju, na mesma zona onde se encontram instalações nucleares norte-coreanas, informou a agência de notícias France Presse.
O instituto norte-americano mediu a magnitude da atividade sísmica em 5,1 em seu site. Um funcionário da agência meteorológica da Coreia do Sul disse que acreditava que o terremoto foi provocado artificialmente, sem entrar em detalhes, e originou 49 km (30 milhas) ao norte de Kilju, a área nordeste onde local de teste nuclear principal da Coreia do Norte está localizado. O país realizou as três detonações atômicas anteriores lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário