terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Brasil começa a produzir geradores eólicos de alta potência


eol
Do site Petronotícias
As usinas nacionais de energia eólica já poderão contar com Geradores de Indução Duplamente Alimentados, que integram turbinas de 3 MW de potência: gerador DFIG 3.15 MW, com índice de 100% de nacionalização. A GE se tornou a única fornecedora deste tipo de equipamento enquadrado no Finame, linha de crédito especial para a compra de componentes eólicos produzidos localmente. A peça está sendo fabricada na fábrica da GE em Campinas, no interior de São Paulo, onde são produzidos componentes eólicos e motores e geradores elétricos.
O gerador é utilizado na machine head da turbina eólica, elemento responsável pela conversão da energia cinética (vento) em energia elétrica. O projeto de nacionalização demandou a união de cem fornecedores locais e estrangeiros, em um trabalho de cerca de um ano entre primeiros contatos e negociações com empresas interessadas no setor eólico.
Isso deu ao equipamento, embora produzido por uma multinacional, 100% de nacionalização de seus componentes.
E quem financiou? Claro, o BNDES, que só aparece nas páginas dos jornais como se fosse uma instituição de politicagem e financiamentos duvidosos, ou de “origem ideológica”.
O mesmo BNDES que financiou a fábrica de torres  e naceles ( que é o mesmo que, em inglês, a machine head) com rotores de 125 metros de diâmetro, o dobro da envergadura (distância entre as pontas das asas) de um Boeing 747, o Jumbo.
Em menos de 10 anos, a energia eólica no Brasil deixou de ser uma experiência com protótipos e passou a ser a matriz de energia elétrica que cresce com maior rapidez no país.
Como dizem os jornais, “apesar da crise”

Nenhum comentário:

Postar um comentário