quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Teresa Leitão diz que Jarbas deveria “deixar de preguiça” e estudar dados do Bolsa Família

unnamed
A deputada estadual Teresa Leitão, brandindo dados do Programa Bolsa Família, foi dura ao rebater na tarde desta quarta-feira (9/9), críticas feitas ao Programa pelo ex-governador e atual deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB), em entrevista concedida esta manhã ao apresentador Geraldo Freire.
Para Teresa Leitão, Jarbas deveria “deixar de preguiça” e estudar os dados do Bolsa Família, além de parar de alardear mentiras.
“Jarbas tem direito de fazer a luta política pela renúncia e até pelo impeachment da presidenta Dilma, como vem fazendo, mas mentir é demais”, rebateu.
O deputado chamou o Bolsa Família de “gastança dos programas sociais”, além de afirmar que o Partido dos Trabalhadores transformou o programa em “compra de votos e tirou pessoas da escola”.
“Jarbas usou a rádio para alardear mentiras, mas nós contestamos essas mentiras com dados que dizem respeito ao país e especificamente a Pernambuco”, disse Teresa Leitão.
Rebatendo as informações do deputado, Teresa Leitão explicou que o Programa não substitui renda, apenas faz uma complementação, considerando que a taxa de atividade dos adultos das famílias beneficiárias, de 75%, é equivalente à das famílias não beneficiárias.
“Com 11 anos de existência, o programa atende hoje 14 milhões de famílias, mas nesse período, mais de 3,1 milhões deixaram de utilizá-lo voluntariamente, por terem superado o limite de renda prevista no programa”.
Em relação à afirmação de Jarbas de que o programa não mantém os filhos dos beneficiados na escola, a deputada informou que o Bolsa Família paga em média R$ 170 mensais às famílias pobres, mas que, em contrapartida, há a exigência de que as crianças frequentem a escola.
“Dados do Ministério do Desenvolvimento Social mostram que mais de 96% dos 15,7 milhões de estudantes monitorados cumprem frequência mínima de 85%”, acrescentou.
Teresa Leitão criticou ainda a fala do deputado, ao afirmar que as mulheres brasileiras fazem filho para receber o Bolsa Família.
“Só sendo machista, preconceituoso e desinformado para dizer isso. Segundo o IBGE, entre 2003 e 2013, o número de filhos por mulher caiu mais acentuadamente e 20% são mais pobres”, contestou a deputada.
A deputada trouxe dados do programa relacionados à Pernambuco, apontando que uma média de 1 milhão de crianças e jovens são atendidos pelo Bolsa Família no Estado, que se destaca pelos bons resultados no acompanhamento da frequência escolar dos beneficiários.
“Pernambuco recebeu em repasses diretos para os beneficiários R$ 2,170 bilhões do Bolsa Família. Essa renda permanece no Estado, ativa o comércio nas pequenas cidades, dá autonomia às famílias e principalmente às mulheres, pois o cartão é individual e a prioridade é da mulher. Jarbas quer acabar com essa renda que chega ao povo pernambucano?”, questionou.
Teresa Leitão citou ainda a queda da pobreza extrema no Brasil, com a retirada de 36 milhões de pessoas da miséria e aumento da seguridade alimentar e nutricional; redução do déficit de estatura das crianças beneficiárias, entre 2008 e 2012; inclusão de mais de 1,07 milhões de alunos do PRONATEC egressos do Bolsa Família e geração de renda e serviços para um a cada quatro brasileiros, (25% mais pobres) com o custo de apenas 0,5% do PIB.
(Do blog de jamildo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário