quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Lula: pobres salvaram a economia do Brasil



Em visita ao Paraguai, nesta terça (8), Lula afirmou que os mais pobres "salvaram" a economia brasileira no passado. E que os gastos com programas sociais não devem ser deixados de lado no orçamento da União. Para Lula, a expansão da economia durante seu mandato (2003-2010) se deveu às políticas que incentivaram o consumo da camada mais pobre da população e sugeriu que este deve ser o motor a ser reativado neste momento de dificuldades:
"O pobre ajudou a salvar o Brasil. Eu sempre digo que, antes de eu chegar à presidência, os pobres eram tratados como se fossem problema. E hoje eu digo que é a solução", disse Lula. A defesa de Lula dos investimentos em políticas sociais foram feitas em um momento em que a presidenta Dilma Rousseff fala em "remédio amargo" para conter a crise. Para o ex-presidente, os gastos com programas sociais são mais relevantes para a economia de um país do que investimentos em obras, como pontes ou estradas. Isso porque, segundo Lula, têm a capacidade de produzir um dinamismo econômico que incentiva as indústrias a produzirem mais e a contratar mais gente.
"Eu, portanto, acho, que nós estamos em um momento muito importante de voltar a acreditar nos pobres outra vez", afirmou Lula. Segundo ele, porém, essas políticas enfrentam resistência de parte da sociedade e dentro do próprio governo.
"Vai ter gente que vai ser contra, que vai dizer que isso é criar uma sociedade de preguiçosos, de pessoas que não querem trabalhar", disse Lula. "É muito difícil encontrar alguém dos setores da Fazenda e do Tesouro disposto a dar essa contribuição para ajudar aos que vêm de baixo". É uma questão de opção, de definição política e social", defendeu Lula.
"Ninguém vai cuidar do pobre a não ser o Estado. Nós temos empresários muito bons, muito humanistas, de todas as qualidades. Mas eu não conheço nenhum empresário que irá fazer um investimento que não lhe garanta retorno", disse Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário