sexta-feira, 25 de setembro de 2015

PSDB aposta no caos


Bernardo Mello Franco - Folha de S.Paulo
Na campanha de 2014, o PSDB prometeu arrumar as contas públicas e zelar pela responsabilidade fiscal. Na oposição ao governo Dilma, o partido apoia medidas irresponsáveis que elevam despesas e agravam o descontrole na economia.
Os tucanos dobraram a aposta no caos nesta semana. Com uma única exceção, eles se uniram para derrubar vetos de Dilma Rousseff a projetos que ameaçam o ajuste fiscal.
O governo venceu a disputa, e o PSDB ficou com a incômoda tarefa de explicar por que está fazendo o contrário do que sempre pregou.
Dos 51 deputados do partido que analisaram os vetos presidenciais, 50 votaram a favor de derrubá-los. O único dissidente foi o paulista Samuel Moreira, que pediu permissão aos colegas para defender as ideias que eles abandonaram. "O PSDB não pode se descaracterizar. É possível fazer oposição sem ser irresponsável com as contas públicas", diz ele.
Moreira afirma que não tinha como votar contra o fator previdenciário, regra criada pelo governo FHC para frear as aposentadorias precoces. "O deficit da Previdência vai chegar a R$ 124 bilhões no ano que vem. Não dá para criar despesas que o governo não poderá pagar", defende.
A lógica por trás dos votos do PSDB é clara. O partido quer desgastar Dilma a qualquer preço, mesmo que essa atitude ajude a empurrar o Brasil para o buraco.
A incoerência dos tucanos incomodou FHC. "Na minha opinião, nós temos que pensar no futuro do país. Há outras matérias que você pode votar contra", protestou o ex-presidente, no dia seguinte à votação.
O presidente da sigla, Aécio Neves, lavou as mãos. "Quem foi eleito para governar e para dar solução a essa crise é o governo do PT", declarou o senador, nesta quinta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário