sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Compesa eleita melhor empresa de saneamento do Brasil


A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) foi escolhida como a melhor empresa de saneamento do Brasil. O reconhecimento no ranking “As Melhores da Dinheiro 2015” foi da Revista IstoÉ Dinheiro e envolveu a análise de mais de mil empresas de diversos setores em todo o país. Ontem, o presidente da Compesa, Roberto Tavares, representou a empresa na cerimônia de premiação, que está em sua décima terceira edição, em São Paulo.
Para chegar à primeira colocação do ranking, a Compesa foi avaliada segundo seu desempenho financeiro e seus indicadores de gestão em inovação e qualidade, responsabilidade social, recursos humanos e governança corporativa. Os investimentos realizados nos últimos três anos, a existência de programas de qualificação e incentivo profissionais e de participação nos resultados, o uso de ferramentas e canais de comunicação para atendimento ao cliente e as inovações nas áreas de projetos, obras, qualidade e social pesaram para que a companhia fosse eleita a melhor do país.
Números como a receita anual que, em 2014, foi de R$ 1,79 bilhão, incluindo R$ 713 milhões de investimentos em projetos e obras, ajudaram a elevar a Compesa ao patamar de melhor empresa do setor. Desde 2006, a Compesa vem mantendo uma curva ascendente em relação a seu desempenho. A quantidade de domicílios atendidos com água e com esgoto cresceu 40%, enquanto a população urbana aumentou apenas 14%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Ciente do desafio de garantir o abastecimento numa região historicamente castigada pela seca, a Compesa vem tratando as questões do aumento da produção e da ampliação e modernização da distribuição como prioridades. Desde dezembro de 2011, colocou em operação o Sistema Pirapama, que ampliou em 50% a oferta de água para a área plana do Recife e adjacências, e está tocando a Adutora do Agreste, obra de infraestrutura hídrica que vai levar água a mais de dois milhões de pessoas.
Segundo o presidente Roberto Tavares, a conquista da premiação é resultado do esforço empenhado na tentativa de saldar a dívida histórica do saneamento, o que justifica o volume de investimentos realizados e em curso. Durante a cerimônia, ele ressaltou a importância dos colaboradores nesse processo e lembrou o incentivo dado pelo ex-governador Eduardo Campos à Compesa, quando priorizou a questão do saneamento em sua gestão.
“Quero agradecer a cada um dos seis mil colaboradores que entenderam a mensagem de que a dedicação individual associada ao planejamento, monitoramento permanente de indicadores e uma gestão profissionalizada nos trouxe aqui a São Paulo para esse reconhecimento nacional. E também quero fazer uma dedicatória para o líder que orientou e inspirou o modelo de gestão da companhia, o governador Eduardo Campos que, em 2007, ao assumir o governo de Pernambuco, disse que poderíamos e deveríamos construir uma Compesa moderna e competitiva com profissionalismo e meritocracia”, declarou Tavares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário