quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Tony Gel orientou vereador de Caruaru no dia da prisão

 
Foto: reprodução da Internet
Por Pedro Romero
Do Jornal do Commercio
CARUARU – Ligações feitas pelo deputado estadual Tony Gel (PMDB) também foram gravadas pela Polícia Civil na Operação Ponto Final, que investigou a cobrança de propina por dez vereadores desta cidade para aprovar projetos da Prefeitura.
De acordo com relato do juiz Pierre Souto Maior, na decisão em que acata as acusações do Ministério Público, as ligações foram feitas no dia que a operação foi desencadeada, 18 de dezembro, entre o deputado e o vereador Neto (PMN), um dos que estão sendo acusados. Na conversa, Tony Gel – que atuaria como advogado – aconselha Neto sobre como ele deve agir.
No despacho, o juiz Pierre Souto Maior argumenta que os réus atuariam em conjunto e de forma tão coesa que até mesmo no exato momento da deflagração da operação policial, resultado da prisão preventiva de todos, ainda nos primeiros minutos da manhã, houve preocupação de se elaborar uma defesa conjunta onde cada réu não deveria “entregar” o outro para não “complicar” as coisas, conforme transcrição de conversa telefônica mantida entre o réu Everaldo Ramos da Silva (Neto) e o deputado Tony Gel.
Em uma das gravações transcritas pelo magistrado (e publicadas aqui conforme a transcrição), feita às 6h33 do dia 18 de dezembro, Neto diz a Tony Gel que mande uns dois advogados porque o negócio é complicado. E a transcrição prossegue: Tony Gel diz que deve ser essas conversas que eles conversam demais….de vereadores….acho que foram fazer algum teste se estava saindo algum dinheiro pra vereador que mudou de situação….tem gravação….deve ser algo nesse sentido.
Na mesma ligação, conforme a transcrição, Tony Gel alerta Neto a terem um discurso só….que foi um teste que eles foram fazer para ver se os vereadores que tinham uma posição e mudaram….se receberam algum dinheiro.
Às 6h47 Neto pede advogado urgente. Tony Gel diz que Neto só fale com advogado, que tem que ter cuidado pra o que estão falando pra um não dizer uma coisa e outros dizerem outra. Dois minutos depois, Tony Gel diz que se Neto souber de alguma coisa sobre algum colega vereador não diga nada….que não entregue ninguém, porque isso só piora a situação….que tem que manter a calma porque ninguém tem prova.
A última gravação entre Tony Gel e Neto que consta no despacho do juiz Pierre Souto Maior foi às 7h16. Nela, Tony Gel manda Neto ficar com calma, que até Davi Cardoso (secretário-executivo de Relações Institucionais) foi preso. Tony Gel conta que foi muita gente presa, que não só eles da oposição. Tony Gel diz que são 14 vereadores, oito da situação.
O deputado Tony Gel não foi citado pela polícia na Operação Ponto Final. O juiz Pierre Souto Maior também não se manifestou contra o deputado. Continue lendo

Nenhum comentário:

Postar um comentário