quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Empresário dava abrigo a Fleury

Por Helena Dias
Da Folha de Pernambuco
Novas informações sobre o local de hospedagem de um dos maiores símbolos da repressão no País, na época do regime militar, o então delegado do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), Sérgio Paranhos Fleury, podem movimentar ainda mais as investigações da Comissão Estadual de Memória e Verdade Dom Hélder Câmara (CEMVDHC) sobre do Massacre da Granja São Bento. Os crimes aconteceram em 1973, resultando no assassinato de seis integrantes da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR).
Segundo o secretário de Imprensa do Estado, jornalista Ivan Maurício, ouvido ontem em sessão pública da CEMVDHC, havia informações de que o empresário do ramo de transportes Arthur Schwambach hospedava Fleury em sua casa, durante as visitas do torturador ao Estado. Esses dados eram informados por um jornalista que prestava serviço à empresa de Schwambach à época.
“Foram informações que eu tinha colhido nessa época e eu posso até ser desmentido por essas pessoas, mas elas me disseram. Eu não tenho fama de mentiroso. Aconteceu esse fato, ele esteve aqui várias vezes no Recife e foi hospedado”, disse Ivan Maurício, em conversa com a Imprensa, ao final da sessão.
O secretário ainda falou sobre a existência de um outro profissional da imprensa que testemunhou a chegada de quatro assassinos do padre Antônio Henrique à Secretaria de Segurança do Estado, caso já investigado pela Comissão da Verdade. Um deles estava com manchas de sangue na roupa e confirmou a execução do padre, logo após o crime.
Todos os relatos de ambos os casos serão apurados pela CEMVDHC e podem resultar na convocação de novos depoentes citados na sessão desta última quarta-feira. Até o fechamento da edição, a reportagem tentou entrar em contato com Arthur Schwambach, mas não obteve resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário