sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

“Eleições no Sul mostraram vigor da democracia”

247 – As eleições nos países da América do Sul reforçaram o vigor da democracia e mostraram que o povo prioriza a inclusão social e a distribuição de renda, discursou a presidente Dilma Rousseff nesta sexta-feira 5, em Quito, no Equador, durante a cúpula da Unasul, bloco que reúne os 12 países do continente.
"As eleições em cinco países demonstraram o vigor das nossas democracias, com escrutínios marcados pela expressiva participação popular e a mais ampla liberdade de expressão. Nessas eleições, saiu vitoriosa a agenda da inclusão social, do desenvolvimento com distribuição de renda e do combate à desigualdade e da garantia de oportunidades, que caracteriza nossa região nos últimos anos", afirmou.
Em uma fala de cerca de 15 minutos, ela também destacou as vitórias de Tabaré Vasquez, no Uruguai, Michele Bachellet, no Chile, Evo Morales, na Bolívia, e Juan Manuel Santos, na Colômbia, além da sua no Brasil. Ela definiu sua reeleição como sendo a renovação do apoio da sociedade a "um projeto que combina inclusão social, combate à pobreza e busca aumentar a competitividade".
Dilma afirmou ainda que a crise internacional "afetou profundamente" o Brasil e que devido ao cenário "cada vez mais conturbado pelas incertezas de ordem política e econômica", é extremamente importante a "integração dos países da nossa região. A presidente citou "um quadro difícil na Europa", uma "recessão no Japão" e "uma recuperação nos Estados Unidos, mas que ainda não mostra toda a sua força".
A presidente destacou o crescente peso da região como interlocutor global, que tem como características principais o diálogo e a cooperação. Ela apontou para novas interlocuções nos próximos anos. "Por isso, tenho certeza que ao longo dos próximos anos vamos também diversificar e buscar novas interlocuções", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário