sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Universidade afasta professor por falar racista


Professor reafirma escolha por profissional branco no Espírito Santo (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
Professor reafirma sua preferência por profissional branco no Espírito Santo (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
Do Portal G1
A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) decidiu, nesta quinta-feira (6), afastar o professor Manoel Luiz Malaguti de todas as atividades acadêmicas por um prazo de 30 dias. Ele é acusado por alunos de ter feito declarações preconceituosas e racistas durante uma aula, na segunda-feira (3). De acordo com a universidade, a decisão visa à preservação das integridades intelectual, emocional e física dos estudantes e do professor.
Na tarde desta quinta-feira, o advogado do professor, Jeronymo Zanandréa, disse que o cliente não foi informado de nenhuma acusação formal e que só depois que isso acontecer ele vai tomar as medidas cabíveis. Com relação ao afastamento, Zanandréa disse que esse é um direito da administração da Ufes e que é a medida mais “prudente”, por enquanto. Em uma rede social, o professor teria dito que “detestaria ser atendido por um médico ou advogado negro”.
Acusação
Alunos da Ufes denunciaram o professor por ter dito as frases de caráter racista e preconceituoso durante uma aula, na tarde de segunda-feira (3). Cartazes com a foto do mestre e com o título “Professor Racista” estão espalhadas pelo campus.
Segundo a Ufes, Malaguti é professor de duas turmas na instituição e dá aulas às segundas e terças-feiras. Desde que foi denunciado por alunos, na tarde de segunda-feira (3), Malaguti não esteve mais em classe, e já havia sido afastado da turma onde aconteceu a discussão, mas continuava com outras atividades, como orientação de monografias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário