quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Deputados pernambucanos vão à PGR contra Diogo Mainardi

luciana_santos_foto_divulgaçao
Os deputados Luciana Santos (PCdoB) e Pedro Eugênio (PT), juntamente com mais quatro colegas da Câmara Federal, protocolaram hoje (6/11) de manhã uma representação na Procuradoria Geral da República, em Brasília, contra o jornalista Diogo Mainardi por incitação ao ódio e à discriminação contra o povo nordestino.
Segundo o texto da representação, o jornalista fez comentários ofensivos aos nordestinos durante um programa da Globo News no domingo (26/10) do segundo turno da eleição presidencial.
Na ocasião, Mainardi afirmou que “o Nordeste sempre foi retrógrado, sempre foi governista, sempre foi bovino, sempre foi subalterno em relação ao poder durante a ditadura militar, depois com o reinado do PFL, e agora com o PT. É uma região atrasada, pouco educada, pouco instruída, que tem uma grande dificuldade de se modernizar, e se modernizar na linguagem”.
Isso porque a presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) venceu o adversário Aécio Neves (PSDB) em todos os estados nordestinos, tendo obtido na região cerca de 70% dos votos válidos.
Ao ser criticado por muitos nordestinos devido ao conteúdo de sua fala, Mainardi valeu-se do mesmo programa (Manhattan Connections) no último domingo para pedir desculpas aos nordestinos.
Disse ele: “Peço desculpas a todos que se sentiram ofendidos. Não era minha intenção ofender ninguém. Minha intenção era ofender a mixórdia petista que usou e abusou dos programas sociais do governo para rebanhar votos nas regiões mais pobres do País, em especial o Norte e o Nordeste”.
Além de Luciana Santos e Pedro Eugênio, subscreveram a representação os deputados Henrique Fontana (PT-RS), Alice Portugal (PCdoB-BA), Erika Kokay (PT-DF) e Luiz Couto (PT-PB).
Segundo a deputada pernambucana, os nordestinos não devem assistir passivamente a esse tipo de discriminação, pois isso só contribui para a incitação ao ódio.
Na semana passada, o também deputado pernambucano Sílvio Costa (PSC) fez um apelo público a Diogo Mainardi para que pedisse desculpas ao povo nordestino pelas besteiras que afirmou, esquecendo de que no Norte de Minas Gerais, terra do candidato derrotado, Aécio Neves, Dilma também obteve 70% dos votos válidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário