quarta-feira, 12 de novembro de 2014

STF garante manter o número de deputados em PE


O estado de Pernambuco continua com seus 49 deputados estaduais e 25 federais. O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou, na última semana, a procedência da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) ajuizada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de reduzir o número de parlamentares no estado. Pela resolução do TSE, Pernambuco perderia dois deputados estaduais e um federal.
As informações sobre a manutenção do número de deputados no estado está no Diario Oficial de Pernambuco na edição desta quarta-feira. O texto destaca, ainda, que outras Casas Legislativas do país entraram com ações independentes no STF contra o TSE. Estados como Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Alagoas e Rio Grande do Sul também perderiam em número de deputados.
Em contrapartida, estados como Pará, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina e Amazonas teriam o número ampliado. Ação da Assembleia Legislativa de Pernambuco teve relatoria do ministro Gilmar Mendes. A ação recebeu votos favoráveis do então presidente do STF, o ministro Joaquim Barbosa (atualmente aposentado), Rosa Weber, Teori Zavascki, Luiz Fux, Marco Aurélio, Celso de Mello, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, além do próprio relator
(Do blog de magno martins)

Nenhum comentário:

Postar um comentário